quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Árbitros estão sem receber valores do Içarense e do Interfirmas

O Campeonato Içarense de Futebol terminou em outubro. O Interfirmas de Futsal encerrou no mesmo mês. Porém, o que finalizou na realidade foram os jogos, pois mesmo com todo esse tempo, ainda há gente que trabalhou nesses dois eventos e não sabe o que é receber. Infelizmente os árbitros que trabalharam nessas duas competições, receberam apenas até a quarta rodada do Içarense e do Interfirmas não receberam nada.

Esta foi a triste notícia que recebi esta semana. Triste mesmo, pois tenho em minha mente que quem trabalha, deve receber – e em dia. Isto é fato, se não tem dinheiro para cobrir conforme as rodadas vão acontecendo, que não faça o evento. E a Liga Urussanguense de Desportos (LUD), que é quem gerencia a arbitragem para essas competições, não consegue pagar os árbitros devido  a falta de pagamento da Administração Municipal, que é a responsável por esses dois eventos.

Pois bem. Esta não é uma novidade aqui em Içara. Nos últimos anos também houve atrasos, porém em temporadas anteriores a LUD buscou financiamento para quitar os valores dos árbitros. Mas isso é uma tremenda sacanagem com a entidade, que deve bancar juros porque a responsável pelo pagamento não realiza os pagamentos. É uma verdadeira vergonha. Tanto que a liga este ano não fez e não deve realizar o financiamento, assim os árbitros seguem sem receber. Tudo em função da falta de pagamento de quem deveria realizar este repasse.

Entrei em contato com a Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara e eles confirmaram o atraso, buscando se justificar, mas eu sinceramente não aceito qualquer justificativa neste caso.  Embora afirmem que há um cronograma de pagamento, não dá para aceitar a falta de pagamento quase dois meses depois de a competição ter encerrado.

Árbitro de futebol deixa sua família de lado, vai a campo e sofre com o desgaste físico e psicológico, e conta muitas vezes com aquele dinheiro para pagar as contas de casa. Afinal de contas, é um ganha pão. E chegar na hora de receber, saber que honrou com todas as suas responsabilidades, e não ver a cor do dinheiro, sinceramente, não dá para aceitar um caso desses.

E sendo bem sincero: nos últimos anos a organização comete uma falha gravíssima. Por muitos anos – e é assim na maioria das competições deste porte – houve o apoio da iniciativa privada. Houve empresários que ajudassem a bancar a competição, muitas vezes dando nome a taça ou diversas outras situações que podem acontecer. Mas, nos últimos anos, o sentimento que tenho é que falta este trabalho de ir atrás do empresariado, conversar, ressaltar a importância do principal evento esportivo da cidade, e buscar este apoio, para que o valor não fique integral à Administração Municipal, o que pesa no orçamento final.

E se não bastasse, a informação também é da falta de pagamento da participação dos times de base no Regional da LUD. E, pra piorar, se a liga não receber os pagamentos, a base de Içara ficará sem participar das competições no próximo ano. A situação realmente é preocupante, mas concordo com medidas que estão sendo tomadas pela liga, porque quem prestou o serviço, deve receber.

Por ora é isso. Espero que este pagamento aconteça o quanto antes. Os árbitros preecisam!

Lucas Heckler – Cronista esportivo e acadêmico de Educação Física

Facebook.com/BlogLucasHeckler
Facebook.com/lucasheckler
Instagram.com/lucasheckler
lucasgheckler@gmail.com

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis