No dia 3 de agosto inicia o projeto de troca solidária de lixo reciclável por alimentos produzidos por agricultores de Içara. A iniciativa, denominada de “Reciclou, levou”, será realizada todas as sextas-feiras junto à feira fixa, no Centro da cidade, e pretende atender diversos públicos.
“Todas as pessoas podem participar deste projeto. É basicamente chegar no dia onde está sendo recolhido, entregar, fazer a pesagem e converter aquela doação em recursos para adquirir produtos na feira. É algo bem simples, mas que com certeza fará toda a diferença”, acredita o presidente da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ivan Réus.
Ele enfatiza que será recolhido todo tipo de material que possa ser reciclado, desde que esteja limpo. “Uma questão interessante, que facilita a vida do cidadão que participar do projeto, é que não há a necessidade de entregar separado. Pode trazer vidro misturado com metal, com papelão, porque todos terão o mesmo peso”, explica.
Cada quilo de material será revertido em R$ 0,50. “Mas ressaltamos que esses valores não serão dados em dinheiro. O cidadão vai receber um vale com o referido valor da venda e este vale poderá ser utilizado nas compras na Feira da Agricultura Familiar”, detalha Réus. Todo o material que for arrecadado será destinado para a cooperativa de reciclagem que realiza a triagem em um galpão localizado no bairro Vila São Pedro (Urussanga Velha II).
Especial Jornal Gazeta