Espero que estejam gostando das dicas de saúde para uma vida mais leve e equilibrada!
Hoje vamos conhecer mais alguns alimentos que prejudicam muito nossa saúde, causando doenças e diminuindo nossa longevidade.
Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento! (Hipócrates)
“O principal passo que precisamos dar para a mudança de hábitos de vida é a atitude“
Açucares
Na minha opnião um dos piores vilões da alimentação atual, um dos maiores causadores de doenças e mortes. Então se você ama sua família, precisa cuidar da sua saúde e da saúde dos seus.Seja você um exemplo.
O açúcar fornece apenas calorias vazias ao organismo, ou seja, não contém vitaminas nem minerais, que são os nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Ele é altamente viciante ao cérebro, pois o açúcar estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem estar.
Além do vício, também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição no rendimento escolar e no trabalho. Atendo grande quantidade de crianças com suspeitas de problemas como déficit de atenção ou síndrome do pensamento acelerado, com arritmias e até fobias, crianças extremamente ansiosas e com dificuldades para dormir, quando retiramos o açúcar da alimentação dessas crianças elas se tornam muito mais calmas e focadas, como os pais costumam dizer, melhoram 200%.
Não podemos esquecer também que o açúcar é o principal alimento do câncer e também o principal causador das seguintes doenças: Cáries, obesidade, diabetes, aumento de colesterol e triglicerídeos, esteatose hepática, pressão alta, gastrite, gota, prisão de ventre, diminuição da memória, miopia, trombose e acnes.
Muito da ansiedade que muita gente vem sofrendo nos últimos tempos, é culpa do açúcar, ele dá a falsa sensação de prazer muito curta, e em seguida uma queda brusca no humor, além de o excesso deixar algumas pessoas mais agressivas ou com alterações de humor frequentes.
O açúcar também impede a absorção de cálcio, acelera o envelhecimento e baixa a imunidade, e está associado ao risco de depressão.
Quanto menos açúcar você ingerir, menos vontade de doces terá, essa é a experiência e relatos de meus pacientes. Mas tudo é uma questão de atitude!
Refrigerantes e sucos industrializados
O consumo de bebidas açucaradas é uma das principais causas da obesidade, uma garrafa só de seu refrigerante favorito leva nada mais nada menos que 210 gramas de açúcar, que é muita, muita coisa.
Quem bebe uma latinha de refrigerante por dia, pode engordar até 6 quilos por ano! O refrigerante é uma bebida que está associada a vários tipos de doenças, como osteoporose, obesidade, diabetes, gastrite, insônia, doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.
Infertilidade também é um grande problema, pois os refrigerantes são acondicionados em latas de alumínio, que por sua vez são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA). Essa resina tem sido associada a problemas hormonais que levam a infertilidade, desenvolvimento de câncer e obesidade.
Os componentes químicos dos refrigerantes, incluindo os diet e light causam ainda, descalcificação, elevação da acidez no sangue e do estômago, e já sabemos Que nosso corpo precisa ser alcalino, pois a acidez torna nossa imunidade muito baixa trazendo vários riscos a nossa saúde, aumento da pressão alta e etc.
Além disso, o consumo de refrigerante pode causar cálculos renais. Refrigerantes e sucos industrializados também deixam as pessoas mais agitadas, principalmente as crianças.
Denise Tournier – Nutricionista, pós-graduanda em nutrição ortomolecular, iridologista, naturopata, palestrante, autora do livro Diário de saúde – manual simples para todas as pessoas que buscam o equilíbrio físico e emocional.