quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Lideranças do Sul participam da criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias

Lideranças da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) cumprem extensa agenda de compromissos na Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior em Brasília, coordenada pela Acafe. Na bagagem o grupo leva importantes pautas de defesa das instituições comunitárias do Sul.

Entre os compromissos, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias. O ato, conforme a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, representa um momento histórico.

“Não basta dizer que somos importantes e o quanto somos importantes, em números. É preciso decisões políticas de todos os segmentos que protejam e confiram perenidade e sustentabilidade a este modelo, que tem ao longo dos anos suprido os grandes vácuos de formação de excelência para todo o território nacional”, destacou.

A ideia, de acordo com a presidente da Acafe, é que, a partir da criação da Frente Parlamentar seja possível estabelecer grandes discussões. “No sentido de balizar estratégias que coloquem essas instituições no lugar em que realmente merecem, sobretudo com um marco regulatório das Universidades Comunitárias e Confessionais. Desejo ainda que, a partir disto, nos apresentem qual demanda do estado brasileiro para que possamos ajudar a supri-las, pois nosso interesse é ajudar, apoiar a construção das políticas públicas, assim como fazemos em Santa Catarina”, acrescenta Luciane.

Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi resume a criação da Frente como algo de “significado bastante amplo”. “Não só pela presença marcante das Universidades Comunitárias no país, mas sobretudo pelo que representam, no compromisso e agenda socioeducativa para a sociedade brasileira”, apontou.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhou o ato de criação da Frente Parlamentar, quando contextualizou sua especial defesa pela pauta. “Desejo muita sorte e excelente trabalho. Defendam essa Frente com unhas e dentes porque vale a pena. Não tem outro caminho. É preciso saúde, é preciso estrada, mas educação é preciso demais”, pontuou.

A frente parlamentar é presidida por Pedro Uczai e tem como vice-presidente a senadora Ivete da Silveira. O deputado assumiu o compromisso de ser aliado das Universidades Comunitárias e do Governo Federal, especialmente do MEC, para fazer avançar as instituições de modelo comunitário. “Eu sei que as Universidades Comunitárias mais fortalecidas representam mais jovens qualificados para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a dignidade. Nós vamos ser aliados em tudo o que colaborar com tudo aquilo que for para fortalecer o Ensino, a Pesquisa, a Extensão. É nessa direção que vamos caminhar”, destacou.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis