Em primeira votação na segunda-feira e em segunda votação nessa terça, a Câmara Municipal de Içara aprovou projeto para abertura de crédito suplementar ao Executivo. Na prática, a aprovação abriu caminho para a cessão de uma viatura por parte do município à Polícia Militar para uso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Conforme o vereador Israel Rabelo, o processo licitatório já estava pronto, mas faltava a dotação orçamentária para que a prefeitura pudesse lançar a licitação para aquisição do automóvel. “Acredito que a licitação seja lançada nos próximos dias”, afirma o legislador.
O carro que deveria ser utilizado no Proerd acabou usado nas operações de rotina da corporação, devido ao sucateamento da frota. “Estamos cobrando o Governo do Estado, porque eles esqueceram de Içara e as viaturas estão muito velhas”, comenta o vereador.
Segundo Rabelo, já se tem ideia sobre o automóvel que será adquirido. “Será um carro que está dentro da renda de R$ 80 mil, que é o dinheiro que será disponibilizado. Nós conseguimos isso, com auxílio da primeira-dama, Ceneli de Freitas Gastaldon, que é madrinha do Proerd e decidiu ajudar o projeto”, explica Rabelo.
Ele e a primeira-dama se reuniram em julho com o comandante da 1ª Companhia da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara (GEIC), capitão Alberto Cichella, para discutir o assunto. Na mesma semana, o pleito foi levado ao prefeito Murialdo Gastaldon.
Especial Jornal Gazeta