Mantendo o cronograma que prevê iniciar o serviço no começo de 2019, a Administração Municipal de Içara segue os últimos trâmites para a implantação do transporte coletivo interbairros. A licitação para definir a empresa que vai operar as linhas de ônibus está em fase de elaboração.
“Já temos o pedido do edital para dar abertura ao processo licitatório. Acredito que ainda nesta semana consigamos lançar a licitação para concorrência entre as empresas”, conta a responsável pelo setor de licitações do município, Ana Paula Baldessar.
Antes da licitação, o projeto do interbairros passou por análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “O tribunal já analisou e aprovou. Agora, é esperar o processo licitatório. Esperamos que as empresas participem (da concorrência pública), para que nós tenhamos um novo modelo de transporte coletivo a partir do ano que vem em Içara”, diz o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do município, Arnaldo Lodetti Junior.
O novo projeto prevê a implantação de oito linhas de ônibus, fazendo a ligação entre os bairros e o Centro, com o horário de operação das 4h às 23h, atendendo desta forma estudantes e trabalhadores, que necessitam utilizar o transporte público. Também está previsto um novo edital para a construção de abrigos.
Para a definição dos locais que contarão com o novo serviço, foram realizadas reuniões abertas à comunidade, encontros conduzidos pela assessora de Planejamento de Transporte Urbano, Natália Gonçalves. Em agosto, houve também a realização de uma audiência pública para apresentação da proposta. Atualmente, os içarenses contam apenas com as linhas intermunicipais, entre Balneário Rincão, Içara e Criciúma, mas o serviço não contempla todos os bairros e, mesmo nas comunidades atendidas, os horários são insuficientes.
Especial Jornal Gazeta