Doze serventias extrajudiciais de Santa Catarina – incluindo o Tabelionato de Notas e Protestos de Içara e o 1º Oficio de Registro de Imóveis de Criciúma, estão no primeiro lugar no Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral 2025 (PQTA), divulgado neste início de dezembro pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), sendo reconhecidas nas categorias máximas da premiação.
O ranking nacional atesta a excelência dos serviços prestados aos cidadãos com base em critérios técnicos, legais e auditorias independentes realizadas pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Dentre as 13 mil existentes no Brasil, as doze serventias extrajudiciais catarinenses foram reconhecidas neste final de novembro, em Brasília. São o Tabelionato de Notas e Protestos de Içara, 1º Registro de Imóveis de Joinville, Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Barra Velha, 3º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Lages, Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Urubici, 2º Ofício de Registro de Imóveis de Balneário Camboriú, 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú, Tabelionato de Notas e Protesto de São José, 1º Oficio de Registro de Imóveis de Criciúma, 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Palhoça, Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Urubici e Santo Amaro da Imperatriz, Registro de Imóveis.
O ranking nacional atesta a excelência dos serviços prestados aos cidadãos com base em critérios técnicos, legais e auditorias independentes realizadas pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Quinze serventias extrajudiciais do Estado ainda integram a relação, um na categoria Prata (2º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Criciúma-Nova Veneza), um na categoria Ouro (2º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos e Documentos de Porto União) e treze na categoria Diamante.
“É com muito orgulho que recebemos esse resultado. São do nosso estado alguns dos melhores serviços notariais e registrais prestados à população, e esse ranking reconhece o grande esforço das serventias extrajudiciais catarinenses em modernização, agilidade, facilidade, segurança jurídica e oferta de serviços online, que tornaram nossa atuação pioneira e referência nacional”, destaca o presidente da Anoreg/SC (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina), Otávio Margarida. “Continuamos nossa busca por melhoria contínua no processo, qualidade na gestão organizacional, boas práticas e excelência, elevando o nível do atendimento ao usuário. Desde 2004, quando esta premiação foi implantada, o PQTA foi se tornando muito mais do que um prêmio, e sim o reflexo de um sistema comprometido com a qualidade e inovação”, finaliza Margarida.
A cerimônia destacou ainda o resultado factual da Pesquisa Datafolha, apontando as serventias extrajudiciais em primeiro lugar em credibilidade no Brasil. “Queremos cada vez mais oferecer excelência no atendimento ao cidadão”, fala Margarida.
Entre as iniciativas iniciadas em Santa Catarina que se tornaram modelo nacional, quatro se destacam: os cartórios do Estado foram os primeiros a implementar o Selo Digital Verificador, que assegura a autenticidade dos documentos emitidos nos cartórios, com consulta online. E no início da pandemia da Covid-19, em 2020, quando o atendimento presencial estava suspenso pelo regramento sanitário, a primeira escrituração de um imóvel por videoconferência foi realizada em Joinville, em plataforma eletrônica segura que acabou sendo adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todo o País. As serventias extrajudiciais daqui também foram as primeiras a aderir às centrais nacionais que permitem a realização de serviços 100% online. Além disso, o programa Caravana da Reurb, a maior ação de regularização fundiária, um projeto que nasceu em Santa Catarina e foi nacionalizado em 2025.
OS CARTÓRIOS DE SC QUE SÃO DESTAQUE NACIONAL
Premiação Máxima: Rubi Master e Evolução:
Tabelionato de Notas e Protestos de Içara, Adriana Mara de Oliveira
1º Registro de Imóveis de Joinville, Bianca Castellar de Faria
Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Barra Velha, Daniel Boabaid
3º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Lages, Alessandro Rodrigo Menezes
Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Urubici, Guilherme Beckhauser Wensing
2º Ofício de Registro de Imóveis de Balneário Camboriú, Lucia Dal Pont
1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú, Mariana Viegas da Cunha
Tabelionato de Notas e Protesto de São José, Fernanda Isabel Wissel
1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, Maria do Carmo de Toledo Afonso
1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Palhoça, Otávio Margarida
Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Urubici, Guilherme Beckhauser Wensing
Santo Amaro da Imperatriz, Registro de Imóveis, Reinaldo da Silva Lelis


















