quarta-feira, 27 novembro, 2024
Ultimas noticias

Leite Materno: a solidariedade que faz a diferença na vida dos bebês

Por Alexandra Cavaler

 

A doação de leite materno é extremamente importante por várias razões. Primeiro, o leite materno é considerado o melhor alimento para recém-nascidos e bebês, pois contêm todos os nutrientes essenciais, anticorpos e fatores imunológicos que ajudam a proteger os pequenos contra infecções e doenças. Além disso, a doação de leite materno é fundamental para bebês prematuros ou com condições médicas especiais que podem não conseguir receber o leite da própria mãe.

 

Outro ponto importante é que essa doação promove um senso de comunidade e solidariedade, pois mães que têm excesso de leite podem ajudar outras que estão enfrentando dificuldades criando, assim, uma rede de apoio entre as famílias. A doação de leite materno não só salva vidas, mas também fortalece laços sociais e promove uma cultura de cuidado e apoio mútuo. No Agosto Dourado, a equipe do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma, apresenta orientações de como doar e fala da importância do ato.

 

“Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação de outras mamães. E por meio desse ato de amor a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias”, explica Edileia Silva Camilo, Enfermeira e Coordenadora do Banco de Leite do HMISC.

 

Banco de leite: estoque abaixo do necessário

Atualmente o estoque não supre a demanda de todo o hospital e consegue fornecer o alimento para, em média, 30 crianças por mês. “Pasteurizamos em torno de 35 litros por mês, mas precisaríamos do dobro, ou seja, temos 33 doadoras, precisaríamos de 70. Lembrando que a doadora não precisa vir até o hospital, basta seguir todas as orientações e, quando tiver os frascos prontos o mesmo é buscado por motoboy (moradora de Criciúma) ou pela secretaria de saúde (moradora de outro município)”, ressaltou, acrescentando: “Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”.

 

Como doar?

Quem tiver interesse em doar deve entrar em contato com o banco de leite do HMISC por meio do WhatsApp (48) 98849-6636, ou (48) 3512-2137. Será feita a pré triagem, depois o agendamento para o cadastro (pode ser realizado no Banco de leite ou na residência da possível doadora). Neste mesmo dia é feita a coleta de sangue para exames laboratoriais. Após o resultado dos exames o médico avalia, se a doadora estiver apta já pode iniciar a extração do leite.

 

Da doação ao entendimento da importância para quem recebe

Elenice Sena de Novais, mãe da Olívia, conta que resolveu doar simplesmente pelo fato de ter muita produção, mas que em seguida entendeu a importância deste ato de amor. “Quando eu comecei a doar foi apenas pelo fato de ter muita produção e saber que no hospital estavam precisando porque até então eu não sabia da importância que teria para quem recebe. Inclusive, no primeiro mês amamentando eu fazia a ordenha e jogava fora. Dava dó de tanto leite por dia que eu tirava. Então entrei em contato com hospital, me explicaram o processo e na primeira consulta pós-parto, quando conversei com a enfermeira do posto de saúde, ela falou que eu poderia doar, e que ela ia falar com o hospital sobre ir até a minha casa para fazer o processo. E deu certo. Estou doando desde o mês de abril”.

 

Perguntada sobre o que sente ao saber que muitas crianças recebem o precioso alimento devido à sua generosidade ela é enfática: “É algo incrível! Saber que além da minha bebê posso ajudar outras crianças que precisam do alimento mais precioso que é o leite materno vejo o quão isso é gratificante. Principalmente por saber que esse ato salva vidas, auxilia no desenvolvimento dos pequenos que estão lutando para viver. Poder doar encher meu coração de orgulho,amor e gratidão. E faço um pedido: você mamãe, que pode doar, faça esse bem, pois doar salva vidas”, concluiu Elenice.

 

Colaboração: jornal Tribuna de Notícias 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis