Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em fev/2022, brasileiros colocam como prioridade ter uma casa própria, o objetivo para a grande maioria, vem antes de outros como: formar uma família, casar, se formar ou montar um negócio. A pesquisa também mostra que 70% da população moram em seus imóveis, seja ele de sua propriedade ou em nome de algum familiar, ou seja, 70% não pagam aluguel no país. Boa parte desses lares são de construções mais simples, com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha. O mesmo levantamento mostra que muitos jovens só estão dispostos a sair da casa dos país já com um local próprio para morar e que o seu “cantinho” normalmente é o seu local preferido para passar o tempo.
O que esse estudo nos mostra? Que nossa nação é capaz de criar raízes, gosta de se estabelecer em um local, criar amizades, costumes e por lá fazer sua vida. Que ter a própria morada faz parte de nossa cultura e que o mercado da casa própria tem muito a crescer ainda.
Com a expansão do trabalho remoto cresce também a procura por espaço maiores, onde se possa montar um escritório, ou por flats (apartamentos compactos sem lavanderia ou sacada por exemplo), para uso comercial, fator que tem aquecido o mercado da corretagem. O sonho da conquista de um lar está no subconsciente da nossa população, que só fez aumentar com a pandemia e o “home office”. Mas qual o melhor meio de se alcançar esse objetivo?
Financiamentos Federal como o Casa Verde Amarela:
Com o programa Casa Verde Amarela, você pode usar seu FGTS na entrada e também a cada 2 anos para abater ou baixar o valor das parcelas, normalmente se paga um valor reduzido até o imóvel ficar pronto e o mesmo pode ser parcelado em até 30 anos.
Financiamento Habitacional diretamente com os bancos:
Nesse você também pode utilizar o FGTS para abater parcelas, reduzi-las, dar uma entrada. A diferença é que tem um limite de valor do imóvel e o prazo para quitar é menor.
O FGTS:
Se você tem um bom saldo, você pode usá-lo para quitar uma compra, até comprar todo o bem com ele, além dos financiamentos citados a cima é possível financiar direto com uma construtora ou corretora e utilizar o valor no negócio.
Outras formas:
Há outras formas de ter o seu tão sonhado cantinho, como financiar diretamente com uma corretora, construtora ou corretor de sua confiança. Se você é de baixa renda, é possível se inscrever para comprar casas de programas habitacionais onde a parcela é irrisória, não chegando a R$ 100,00 muitas vezes.
Fato é que tem várias formas de você realizar seu sonho, independente da classe social ou condição financeira de momento. E aqui em Içara e região oportunidades não lhe faltam para isso. Se esse é o seu objetivo, procure um profissional de sua confiança que tudo tende a dar certo.
Pesquisa encontrada no link do G1 descrito na fonte e na Revista Isto É – Dinheiro, de 05/08 versão digital mobile do streaming de leitura Tim Banca Virtual
Texto: Dionatan Patricio Brigido
Fonte: Revista Isto É e site.