As lâmpadas incandescentes foram substituídas pelas fluorescentes, apresentando-se como principal motivo a economia. Mas há uma procura maior pela implantação das lâmpadas de LED. Este novo segmento também é apontado como mais econômico em seu uso, além de apresentar outras características na luta por espaço no mercado, como a maior durabilidade.
“Existem algumas vantagens importantes quanto a essas lâmpadas de LED, se compararmos com as fluorescentes. A primeira situação que sempre é observada é quanto à economia. Entre uma e outra, dá 30% de redução no consumo com as de LED. Outra situação, que faz bastante diferença, é a vida útil dessas lâmpadas, que passam a durar mais”, comenta o engenheiro eletricista, Edmilson Maragno, um dos responsáveis pelo setor de engenharia da Cooperaliança.
Segundo ele, no começo as lâmpadas de LED apresentavam um valor mais expressivo do que é encontrado atualmente. Devido a essa redução no preço, o consumidor passa aos poucos a começar a aderir a este tipo de material que possui rendimento de iluminação maior. “Muitas pessoas estão trocando as lâmpadas fluorescentes de 20 watts por uma de LED de oito, pois o rendimento entre uma e outra acaba sendo o mesmo. Se colocar uma LED de 20 watts, sempre vai iluminar mais”, finaliza Maragno.
Especial Jornal Gazeta