terça-feira, 16 abril, 2024
Ultimas noticias

Kit de transposição de concreto é instalado no bairro Tereza Cristina

Foto: Divulgação

Antiga ponte de madeira havia cedido em um vendaval. Mais de 200 famílias do residencial Dona Ema serão beneficiadas

 

A comunidade do bairro Tereza Cristina, sobretudo do residencial Dona Ema, acompanhou de perto a instalação do kit de transposição na manhã desta quinta-feira, dia 14. As 230 famílias do conjunto habitacional estavam ‘ilhadas’ desde que um forte vendaval derrubou a antiga ponte de madeira que os conectavam ao centro de Içara.

Para reconstruir a estrutura, foi firmada uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil. O Município construiu as cabeceiras da nova ponte de concreto em dezembro do ano passado, enquanto aguardava a chegada dos cinco pavimentos de concreto de 6,5 metros de comprimento por 1,25 metro de largura.

“A espera chegou ao fim. Usávamos essa ponte para levar as crianças para a escola, ir ao mercado e trabalhar. De carro, precisávamos fazer uma volta de seis quilômetros a mais para irmos ao centro. Sem essa ponte, nossa rotina fica muito mais difícil. Principalmente nos dias de chuva”, relata o morador Diego Nunes.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Vitor Dutra, após a instalação do kit de transposição, a prefeitura irá realizar os acessos e as laterais com o asfalto. A expectativa é de que em até 30 dias, o trânsito de veículos seja liberado.

“Essa ponte, resistente que é, vai comportar a passagem de qualquer tipo de veículo. Aqui, sabemos que não vamos mais ter dor de cabeça. Do jeito que está, vai perdurar e servir aos moradores com total segurança”, assinala.

Esse foi o quarto kit de transposição instalado em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina em Içara. Antes, as estruturas já haviam substituído pontes de madeira nos bairros Lombas e Ponta do Mato, prejudicadas pelas recentes enxurradas de chuva. “A principal característica, além da resistência, é a função de facilitar a vazão do rio, coibindo o estrangulamento das águas, como acontecia. Os kits previnem a incidência de cheias e permitem uma passagem segura a todos os moradores”, comenta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis