“Estamos muito contentes e satisfeitos com essa conquista. O xadrez criciumense vem mostrando que está se desenvolvendo cada vez mais e em um ritmo acelerado. Iniciamos 2024 realizando a 2ª edição do Criciúma Chess Open, um evento internacional que reuniu enxadristas de nove países, além de atletas de vários estados brasileiros. Já vínhamos tendo a convocação da Kathiê nas últimas olimpíadas e agora ela terá a companhia da Clara, que é muito promissora no esporte”, ressalta o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoski Neto.
A convocação das enxadristas Kathiê Goulart Librelato e Clara Dias foi definida pelos critérios estabelecidos pela CBX em 2022 para a equipe feminina. Kathiê já havia garantido a vaga no ano passado com o resultado da classificação geral da 62ª Final do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez. Já Clara Dias ficou com a última das cinco vagas por ter alcançado a maior classificação da Federação Internacional de Xadrez na listagem de 1º de março de 2024, entre as atletas brasileiras que ainda não haviam alcançado o espaço na equipe.
“Ter duas das cinco atletas convocadas para fazer parte da equipe feminina do Brasil na 45ª Olimpíada Mundial de Xadrez é algo histórico, que nos emociona e nos enche de orgulho. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação da nossa equipe nos últimos anos. A Clara tem apenas 15 anos e será a atleta mais nova da delegação brasileira, mostrando que o xadrez vem sendo muito bem desenvolvido no nosso município desde a base”, destaca o técnico de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Pirola.
Sobre a Olimpíada Mundial de Xadrez
Pela quantidade de países representados e atletas envolvidos, a Olimpíada Mundial de Xadrez é a principal competição adulta por equipe da modalidade, sendo realizada a cada dois anos. A última edição, em 2022, na cidade de Chennai, na Índia, foi a recordista de delegações participantes, tendo 188 países disputando o campeonato. A 45ª edição será disputada entre os dias 10 e 23 de setembro na cidade de Budapeste, na Hungria.