Pela primeira vez, a Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar, a AgroPonte, realizou o julgamento de bovinos das raças Angus e Brahman. A avaliação se estendeu por toda tarde da última sexta-feira, dia 17, terceiro dia da oitava edição da feira, na arena montada na área de Exposição de Animais, chamando a atenção dos visitantes. Foram mais de 20 animais vindos de propriedades de Içara, Urussanga, Braço do Norte e Jaguaruna, divididos em gênero, e em categorias por idade.
Nas três principais categorias, macho e fêmea, os vencedores foram a Cabanha Talismã, de Içara, e a Cabanha Bez Batti, de Urussanga. A Cabanha Talismã conseguiu se classificar nas duas principais categorias, macho e fêmea, sendo a grande campeã do 1º Julgamento de Raças. A propriedade fica na localidade de Coqueiros e possui exatos 95 animais, todas da ração Brahman.
O proprietário Adilor Pedro Viana, o Loli, conta que participou de quase todas as edições da AgroPonte e que, nesta edição a feira se destacou ainda mais pelo diferencial do julgamento. “Há sete anos atuamos somente com a raça Brahman. Para participar de um julgamento requer toda uma preparação. Não é apenas do dia do outro. Escolhemos os melhores animais e os preparamos. Tem que ser um animal de ponta para disputar. A genética é fundamental e se requer muitos cuidados”, explica.
Animais, agricultura familiar, novas tecnologias e muito mais seguem até domingo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. No domingo, último dia da feira, a AgroPonte funciona das 10h às 18h.
Colaboração: Talise Freitas/Ápice 360º