Jovens Talentos Empreendedores: programa da Abadeus forma estudantes da rede estadual

Estudantes da Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos (Colegião), da rede estadual de ensino, concluíram o curso Jovens Talentos Empreendedores, promovido pelo Abadeus Centro de Inovação Social. O programa tem como objetivo desenvolver habilidades comportamentais, ou “soft skills”, essenciais para facilitar o ingresso no mercado de trabalho de forma estruturada.

Durante os últimos três meses, os jovens participaram de aulas semanais no contraturno escolar, explorando temas como empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, liderança e tecnologia.

De acordo com o gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever, os estudantes são desafiados a criar soluções inovadoras para problemas reais, apresentando suas ideias no formato de pitch. “A metodologia aplicada simula o processo de modelagem de startups, incentivando a criatividade e o pensamento crítico”, afirma.

Preparação para o primeiro emprego e o mundo digital

Para Shirlei Monteiro, diretora-executiva da Abadeus, a formação vai além da preparação para o mercado de trabalho. O curso desenvolve uma mentalidade empreendedora e habilidades digitais fundamentais para o século XXI.

“Além de enriquecer o currículo, nossos cursos capacitam os alunos em áreas como tecnologia e empreendedorismo, preparando-os para o mercado de trabalho e desafios futuros. Com uma formação prática voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional, esses cursos contribuem para a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para atuar na sociedade”, pontua.

Teoria e prática combinadas

A direção do Colegião considera a parceria uma ponte para um aprendizado mais completo e significativo para os alunos. “As ações em colaboração com a Abadeus são essenciais para a formação dos nossos estudantes, pois oferecem cursos que integram o aprendizado teórico a experiências práticas. Isso impacta positivamente suas trajetórias escolares e os prepara para o futuro do trabalho”, avalia a assessora de direção, Janaína Silvano.

O curso Jovens Talentos Empreendedores é realizado com apoio do Governo de Santa Catarina e recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/SC).

Texto: Giovana Bordignon/Partner NZBT Comunicação

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis