Curso preparatório para o Jovem Aprendiz inicia nesta quarta-feira (14/02)
O Jovens Talentos Trilhas Empreendedoras, projeto da Abadeus Centro de Inovação Social, que visa o desenvolvimento e preparação de jovens para o mundo do trabalho, inicia mais uma turma nesta quarta-feira (14/02). O programa oferece conteúdos de tecnologia, empreendedorismo, comunicação, liderança e trabalho em equipe.
Com 160 horas de aula, o curso ocorre de segunda a quinta-feira e atende adolescentes de 13 a 17 anos. Ele é obrigatório para os jovens que desejam iniciar o programa Jovem Aprendiz. A didática das aulas gira em torno da robótica, linguagem da programação, administração e gestão de negócios, preparando os alunos para o mercado de trabalho.
O professor Gabriel Alves André é o instrutor da nova turma. Segundo ele, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a instrução do curso abrange não apenas habilidades técnicas, mas também aspectos pessoais, proporcionando-lhes uma vantagem considerável.
Papel do empreendedor na prática
De acordo com o gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever, o Jovens Talentos Trilhas Empreendedoras é um projeto com o objetivo de desenvolver as habilidades comportamentais dos adolescentes a partir dos 13 anos. A ideia é prepará-los com conhecimentos do comportamento empreendedor e tecnologias para o mundo do trabalho. Ou seja, os alunos aprendem na prática as responsabilidades de um empresário.
“Neste projeto, os jovens são desafiados a criarem soluções para os desafios do mundo. Seguindo uma metodologia de modelagem de startups, eles criam as propostas e apresentam no formato de pitch para os colegas e uma banca que avalia as melhores soluções”, explicou o gestor.
Preparação para o mercado
O curso atende jovens de 13 a 17 anos para ingressar no mercado de trabalho. Preparados para chegar nas empresas com um olhar diferenciado e entendendo os desafios de uma jornada profissional, o passo seguinte é o programa da ABADEUS Jovem Aprendiz. Para o professor Gabriel, as aulas são mais que necessárias.
“A importância do curso para os jovens é indiscutível. Além de proporcionar aos alunos habilidades práticas e teóricas essenciais para o mundo profissional, eles adquirem competências empreendedoras, aprendem a lidar com tecnologia, aprimoram habilidades de comunicação e fortalecem o trabalho em equipe”, frisou o professor.
As empresas Dexco, Corsul, Copaza, Bistek, Giassi Supermercados, Unimed, Esmalglass, BRDE e Camil, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo para a Infância e Adolescência, tornam a realização do projeto possível.
Colaboração: NZBT Comunicação