Anildo Nunes, de 48 anos, quer ser caminhoneiro, mas não consegue tirar a carteira de motorista porque é analfabeto e não passa nas provas. “Vou realizar o meu sonho e viajar pelo Brasil”, enfatiza. Para concretizar seu projeto de vida, Anildo entrou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela Secretaria de Educação de Balneário Rincão. Ele está nas séries iniciais do ensino fundamental e já consegue ler algumas palavras. A meta é concluir o ensino médio, fazer os testes para tirar a carteira de motorista e trabalhar numa transportadora.
Assim como Anildo, outras 80 pessoas estão novamente na sala de aula através da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, no ensino fundamental são 15 alunos na turma de 1º ao 5º ano, 12 no 6º ano, 15 no 7º ano, 22 no 8º ano, e 16 no 9º ano. Os interessados podem procurar a Secretaria de Educação a partir do mês de junho para fazer a matrícula. As aulas acontecem no período noturno na Escola Arroio Rincão.
O coordenador da Educação de Jovens e Adultos de Balneário Rincão, professor Luiz Fernando Casagrande, explica que os alunos quando se sentem aptos para frequentar uma turma mais avançada passam por uma prova de nivelamento. Segundo ele, a metodologia de ensino segue o padrão com um livro didático especifico para Educação de Jovens e Adultos. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira das 19h às 22h.
Colaboração: José Adílio Silveira/Imprensa PMBR