Toda história começou no sábado à noite, quando Albertina Grassi, mãe de Jonas Borges, que possui um transtorno mental não diagnosticado, mas semelhante ao autismo, relatou no grupo da Rede de Vizinhos do Distrito de Estação Cocal, da cidade de Morro da Fumaça, que o jovem teve sua bicicleta furtada, enquanto catava latinhas pela comunidade.
“Ele estava nervoso, chorando muito e não conseguia dormir, não acreditei que havia pessoas com coragem de roubar uma bicicleta de um rapaz com problemas de saúde, achei um absurdo e estava muito indignada com a situação, então relatei no aplicativo, no grupo da rede de vizinho para que se alguém visse a bicicleta, avisar as autoridades”, comentou Albertina.
Jonas, 31 anos, é muito conhecido em Estação Cocal, ele passa todos os dias catando latinha e conversa com as pessoas da rua. “Ele é muito querido e todo mundo, sem exceção, gosta dele. Quando estavam falando no grupo sobre o furto, surgiu a ideia de lançar essa vaquinha. Apenas um comentário que fiz e as pessoas começaram a se mobilizar para comprar uma bicicleta novinha para ele”, comentou Aguinaldo Seolin, diretor da Rádio Comunitária de Estação Cocal.
A união da comunidade, até nesta quarta-feira (23), rendeu um montante de R$ 1.280,00, que possibilitou a compra da bicicleta no valor de R$ 660,00. “O restante do valor decidimos destinar à mãe de Jonas, pois ela relatou que ela mora sozinha com ele, paga aluguel e passam por momentos difíceis”, explicou Aguinaldo.
“O Jonas sempre anda com bicicleta para um lado e para o outro, sem ela é como se estivesse com as pernas quebradas. É nessas horas que a gente vê que existem pessoas de coração bom, o mau existe sim, mas o bem sempre vence. Ele está muito contente e emocionado com toda ajuda que recebeu da comunidade e em saber que as pessoas gostam dele”, agradeceu a mãe de Jonas.
Colaboração: Samuel Woyciekowsk