quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

As controvérsias do Decreto da AMREC

Os prefeitos da AMREC definiram na quarta-feira que fechariam os supermercados, padarias, mercearias e similares no fim de semana, mas no mesmo dia, o prefeito Clésio Salvaro declinou da decisão e afirmou que em Criciúma os mercados poderiam funcionar, decisão seguida também por Urussanga. Já em Orleans, a Justiça determinou que os supermercados poderiam funcionar. Ontem, mais dois prefeitos decidiram não seguir a determinação da AMREC e fizeram decretos individuais para seus municípios, no caso, Siderópolis e Forquilhinha que terão os supermercados abertos. Em Içara, o prefeito Murialdo Canton Gastaldon manteve a decisão da AMREC e os Supermercados e similares estarão fechados neste domingo, mesmo o município tendo o segmento como potencial econômico. Como estamos em um período pré-eleitoral buscamos saber dos pré-candidatos a prefeito de Içara como seriam as decisões a serem tomadas.

Agenor Castagna

Sou contrário ao fechamento dos supermercados. Sou favorável ao que o Clésio Salvaro falou: Todo mundo vai para a padaria ou supermercado para comprar.  A situação deveria ser contrária aos que os prefeitos querem, com o horário sendo ainda mais estendido. Também no transporte coletivo, ao invés de colocar poucos ônibus a circular, deveriam colocar mais ônibus, que é para evitar aglomeração. Não são os comerciantes que estão causando problemas, mas sim as próprias pessoas que ficam realizando festas em casa. Os bares deveriam ficar fechados, pois as pessoas que frequentam não respeitam as normas sanitárias.

Alex Michels

Eu acho o decreto pouco eficaz nesse momento. É preciso ficar claro: Temos dois problemas graves causados pela pandemia, um é a saúde pública e o outro o impacto econômico. Do ponto de vista de gestão, é possível atuar dando suporte na área da saúde. Até por isso fomos buscar emendas parlamentares que ajudaram o Hospital São Donato a dobrar o número de leitos na UTI, com a nova ala sendo inaugurada na próxima semana.

Mas, o que vai fazer mesmo a gente vencer essa crise, é a conscientização da população. O poder público não precisará ficar intervindo na sociedade se as pessoas tiverem juízo. Dá para manter estabelecimentos abertos e as pessoas terem responsabilidade quando forem comprar. Bem como o cidadão estar consciente de que não é hora de fazer reuniões familiares, encontros dos amigos, festas, etc.

Sobretudo, não podemos transformar uma pandemia em discussão política. As decisões devem ser tomadas com fundamento técnico, ouvindo tanto os profissionais da saúde quanto os setores afetados.

Precisamos encontrar o equilíbrio, saúde e economia andando juntos, para que os danos sejam os menores possíveis. Nosso inimigo em comum é o vírus e devemos nos unir para vencermos essa batalha.

Antônio de Melo

Neste momento de pandemia, as pessoas devem tomar o máximo de cuidado e a decisão dos prefeitos e fundamentada pelos Secretários de Saúde. Mesmo a economia sendo afetada, precisamos cuidar da vida das pessoas para depois podermos buscarmos a recuperação e alternativas para trilhar o caminho do desenvolvimento.

Arnaldo Lodetti

Eu não acho correto a redução dos horários de atendimento ao público. O controle de entrada e a aferição da temperatura está correto, contudo, a diminuição dos horários está na contramão. Quanto menos horário disponíveis, mais aglomeração de pessoas. O cidadão não vai deixar de comprar seu alimento. Os proprietários devem seguir tomando todos os cuidados e exigindo que seus clientes usem máscaras, façam a higienização pessoal. Mas diminuir os horários não resolve nada.

Marcos Viscardi

Sou contra o decreto. Gestores municipais tem que tentar reduzir o vírus, mas não tapando o sol com a peneira. Reduzir o horário dos comerciantes vem atrapalhar a questão financeira, impactando diretamente na economia causando desempregos. Essa decisão de fechar os supermercados vai causar impacto muito mais na área social do que na sanitária.

Restringindo o horário de atendimento o município estará corroborando para a aglomeração. Sou contra o fechamento, pois existem outras formas de evitar a propagação do vírus, como fazendo testagem gratuita na população. Neste momento é preciso tranquilizar as pessoas e não trazer mais pânico.

Valdelir Da Rolt

Sou contra o decreto atual. Temos é que aumentar o período de atendimento, para evitar correria e aglomerações. Sou favorável ao modelo adotado pelo prefeito Clésio Salvaro. Mas com os estabelecimentos seguindo todas as recomendações sanitárias, mantendo sempre as regras como o uso de máscara, uso do álcool em gel e sempre mantendo o distanciamento.

Dalvânia Cardoso

A pré-candidata do PP, Dalvânia Cardoso, não se manifestou sobre o assunto, não respondendo as mensagens enviadas através do whatsapp.

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis