Janeiro Branco é encerrado com palestra sobre saúde mental do trabalhador

O local de trabalho é o ambiente onde as pessoas passam a maior parte do seu dia. Desse modo, interfere diretamente sobre a personalidade do trabalhador. O Governo de Içara por meio do Ambulatório de Saúde Mental ofereceu no mês de janeiro varias ações que fomentaram a qualidade de vida fortalecendo a importância dos cuidados com a saúde mental. No chamado “Janeiro Branco”, as pessoas puderam participar de rodas de conversa, palestras e receber orientações voltadas para o aspecto psicológico.

Nesta quinta-feira, dia 31, os trabalhos foram finalizados com uma palestra direcionada aos trabalhadores, a fim de prospectar e dar ênfase para qualidade de vida no ambiente profissional. Foram abordados os aspectos biopsicossociais da dor e saúde mental e qualidade de vida. “Não só o trabalho que o colaborador exerce pode interferir no aspecto psicológico, mas também a questão dos relacionamentos, por isso a importância de se relacionar bem para manter uma boa saúde mental”, detalhou a psicóloga infantil do Ambulatório de Saúde Mental, Maria Eduarda Pacheco.

A secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, ressaltou que as ações ofertadas no Janeiro Branco foram fundamentais, mas é preciso manter sequência para serem fortalecidas. “Essas ações realizadas servirão para que durante todo o ano possamos enfatizar a saúde mental de forma abrangente, é importante dar seguimento aos debates a fim de melhorar o fluxo de trabalho e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

Conforme a psicóloga Maria Eduarda, o mês foi muito produtivo, havendo a adesão da comunidade com grande participação do público e da Rede de Atenção Básica. “Foram feitos rodas de conversas, trabalhamos temas como a questão da automedicação, a judicialização da saúde e a importância do paciente aderir ao tratamento”, finalizou. Em Içara, o Janeiro Branco foi instituído conforme a lei 4133 de 19 de dezembro de 2017.

 

Colaboração: Moisés de Souza/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis