Por Alexandra Cavaler
Após alguns anos de espera pela implantação de um posto guarda-vidas na região do Balneário Janaína, em Jaguaruna, a comunidade resolveu se mobilizar e tentar sanar o problema de segurança, principalmente, durante a temporada de verão. Segundo Eduardo Vieira, um dos moradores do local, reuniões foram marcadas com os órgãos competentes, mas até o momento não houve mudança na situação.
“No começo de 2023 iniciamos um trabalho de pesquisa para saber como é o processo de implantação de um posto guard-vidas. Nos reunimos com o Major do Corpo de Bombeiros e também com o Sargento responsável pela região. O levamos até o local e mostramos a necessidade que temos nesta construção, uma vez que hoje a área, de aproximadamente três quilômetros, está totalmente desguarnecida. Já tivemos afogamentos, alguns, infelizmente, vieram a óbito, e ocorrências onde há a necessidade de se deslocar quilômetros até o primeiro posto para que haja atendimento. Também nos reunimos com o prefeito de Jaguaruna para quem apresentamos a nossa necessidade e, na ocasião, entregamos o ofício do Corpo de Bombeiros que declara a urgência para a construção”, explicou Vieira.
O morador, que fala em nome da comunidade, diz que o prefeito alegou não ter condições financeiras de fazer o posto por completo. “Então foi fechado com o mesmo para que a prefeitura fornecesse a mão de obra e a comunidade arrecadasse os materiais que foram adquiridos ainda em 2023, poucos meses após a reunião com o prefeito e a emissão do ofício por parte dos Bombeiros. Porém não tivemos mais retorno do Executivo. Meses se passaram, o ano terminou, e até agora nada. A promessa foi que o posto já estaria em atividade nesse verão 2023/2024, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Eis que chegamos a mais um temporada e continuamos correndo risco, bem como as nossas famílias. A construção precisa ser feita. Temos documentos por parte dos órgãos competentes que solicitam a construção, abaixo-assinado feito pela comunidade com mais de mil assinaturas. Precisamos com urgência que uma atitude seja tomada”, enfatizou Eduardo.
Governo assinala positivamente para a construção neste ano
Afirmando estar ciente da necessidade e do acordo firmado com a comunidade João Anselmo Felisbino Teixeira, Secretário de Governo de Jaguaruna, informa que dos 16 postos construídos, 15 estão funcionando ativamente na temporada. “Apenas um posto em Campo Bom ainda não foi aberto por falta de efetivo. Quanto ao Balneário Janaina, a obra será feita numa parceria entre o município e os moradores, porque os moradores conseguiram os materiais e a prefeitura vai entrar com a mão de obra. Mas isso precisa estar previsto em lei. Ou a prefeitura executa por completo, ou para entrar com uma parte (mão de obra, neste caso) precisa passar pela câmara. E pelo que a gente estava consultando aqui, não está em lei, ou seja, precisamos fazer a alteração, mandar para a câmara, mas é certo dizer que o posto vai sair neste ano. Importante destacar que fizemos bastante: Esplanada, Campo Bom e em outros balneários, e esse a gente não conseguiu executar mais, esse ano a gente executa, com certeza”, afirmou o secretário de Governo do município.
Teixeira ainda explica que o governo municipal encaminhou um ofício para o Bombeiro Militar do Estado, pois apenas 14 dos 16 postos funcionariam neste verão. O” que ficaria bastante complicado porque a população cobra que a gente faça os postos guarda-vidas; a gente executa dentro do que conseguimos e, por fim, dois ficariam desativados. No decorrer desse tempo eu recebi o retorno do Corpo de Bombeiro esclarecendo as dificuldades de estar conseguindo pessoal para o trabalhando uma vez que é feito por meio de edital e a procura de inscrições vem diminuindo a cada ano. E neste não foi diferente”, assinalou o secretário.
Questionado de buscar efetivo para o Balneário Janaina, mesmo que sem a construção do posto guarda-vidas, Teixeira disse que vai buscar por essa resposta. “No caso de os Bomebrios conseguirem efetivo para o Balneário Janaína, eu posso estar vendo com eles, mas de qualquer maneira acredito que vão falar dessa mesma situação, a dificuldade de ter uma guarnição para estar se deslocando”, completou Teixeira.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros de Criciúma, um posto guarda-vidas tem cobertura de 400 metros, sendo 200 metros para cada lado (linear). E Jaguaruna tem 37,5 km de orla. Contemplando da Barra do Camacho até Barra do Torneiro.