Em seu primeiro mandato eletivo como vereador, Israel Rabelo busca voos mais altos. Durante entrevista exclusiva para o Portal Içara News ele lançou sua pré-candidatura a prefeito de Içara. Contudo, resta saber por qual partido. Filiado ao MDB, Israel confirmou sua saída da sigla e definirá durante o prazo legal sua nova casa, onde buscará disputar o comando do executivo municipal.
Qual seu projeto político para 2020?
Estou procurando meu espaço para disputa majoritária na condição de candidato a prefeito. Este é meu primeiro mandato como vereador e desde o primeiro dia me propus a lutar em defesa da família içarense dentro dos princípios cristãos, princípios estes que construíram Içara e o Brasil. Para família do campo encaminhei o projeto Reciclou Levou que possibilita a troca materiais reciclados por produtos da agricultura familiar. Já para as famílias empreendedoras encaminhei o projeto para isenção das taxas municipais. Através de minha indicação também está em processo de implantação o projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae. Enfim, todas as minhas ações são pensadas e fundamentadas pela família. Precisamos de mais políticas públicas e iniciativas como estas no Executivo.
Sua saída do MDB está confirmada?
Que irei sair do MDB é fato. Já estou em conversas com outros partidos. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao MDB pela oportunidade de disputar uma eleição e ter meu primeiro mandato eletivo. Minha proposta em colocar a família em primeiro lugar, muitas vezes foi ignorada por uma parte do MDB.
Você era muito ligado ao prefeito Murialdo e hoje é considerado a maior oposição ao governo na Câmara. O que houve de fato?
Um vereador tem que ter autonomia. Eu me elegi com o lema “em defesa da família içarense” e as famílias se sentem representadas por mim. A partir do momento que um vereador passa a pedir permissão ou até mesmo a perguntar ao chefe do executivo como deve se comportar no legislativo, ele já está traindo a base que o elegeu. Dentro da Câmara sempre tive independência, pois o que prevalece é o interesse do cidadão. Eu devo o meu mandato as pessoas que vivem em Içara e não a um grupo de pessoas que acham que devem pautar a cidade.
Qual sua avaliação do Governo Municipal?
Içara irá pagar um preço muito alto pelo alto endividamento do município criado pelos financiamentos. Somos a segunda cidade mais endividada de Santa Catarina. Este governo deixa um passivo muito grande em dívidas para os próximos gestores. A cidade apresenta frequentemente novas demandas, que com estas parcelas fixas, são prejudicadas. Não sabemos como a cidade vai se comportar daqui para frente. O gestor público quer fazer tudo em quatros anos, mas não é possível. Não é correto deixar um ônus tão grande para as futuras gerações.
Qual a maior necessidade de Içara hoje?
As pessoas estão carentes daquilo que é básico e essencial, como por exemplo a saúde. É preciso um melhor atendimento e maior agilidade nos encaminhamentos, pois a saúde não espera. Nossa educação é boa, mas é preciso que os nossos alunos deixem a sala de aula com um direcionamento profissional. Antes Içara contava com um curso profissionalizante que o atual governo fechou. Diversos alunos do ensino médio em outras cidades estão criando aplicativo de celular, automatizando instalação elétrica e fazendo startups. São estes bons exemplos que devemos seguir.
Quem é o agente público Israel Rabelo?
Sou economista, tenho 36 anos, nasci, cresci e vivo em Içara, onde pretendo continuar pelo resta da minha vida. Cresci escutando meus pais falarem que a família é a célula máter da sociedade e levo isso para minha vida pessoal e também para minhas ações como homem público. Assim como eu me preocupo com minha família eu me preocupo com a família do próximo. Entrei na vida pública para trazer ideias novas e ações que melhorem a vida das pessoas, e assim irei seguir até quando Deus me permitir.
Redação Içara News