sábado, 19 abril, 2025
Ultimas noticias

Internet na praça é adiada para o segundo semestre

O projeto de internet gratuita na Praça São Donato dificilmente será concretizado nos próximos meses. Uma série de trabalhos pré-implantação estão sendo realizados e possivelmente o sinal deva ser liberado somente após o mês de junho.

“Hoje estamos trabalhando a questão do Termo de Referência, para que então possamos fazer o lançamento do edital. Sem esse termo de referência, fica complicado dar sequência ao projeto, mas queremos o quanto antes concluí-lo”, comenta o secretário municipal de Administração de Içara, Tiago Fogaça.

O Termo de Referência é um documento que norteia a realização da licitação. Ele indica o que é necessário na implantação, qual a abrangência, entre outros detalhes. “Estamos montando toda a estrutura, pois não é simplesmente colocar o wi-fi, temos que buscar por algo de qualidade”, frisa o secretário.

O projeto inicial busca manter até 400 acessos simultâneos. “Estamos estudando para ver. Hoje temos duas alternativas, uma para 200 acessos e outra para 400. Neste momento, estamos preferindo a de 400, mas tudo será determinado através do Termo de Referência”, pontua.

Outra questão é quanto ao lugar em que deve ficar a antena do wi-fi na praça. A principal alternativa neste momento é a torre da Igreja São Donato. “Vamos conversar com os responsáveis pela paróquia para vermos o direito de implantar lá. Mas existe outra questão, avaliada por técnicos, é que não pode ser muito alto, assim como não pode ser baixo. Dependendo da situação, teremos que fazer uma torre própria”, informa o secretário.

A informação de que um sinal de internet gratuita deve ser dispinibilizado na Praça São Donato já começa a chegar à população e angariar a simpatia dos futuros usuários. “Esta é uma ideia ótima. Se conseguirem implantar, com certeza fará com que as pessoas passem a circular mais pela praça, assim fortalecendo também o comércio nas proximidades”, opina Luciana Borges, funcionária em uma padaria.

De acordo com o promotor de eventos Aldemar Amaro, há içarenses que acabam se dirigindo à cidade vizinha para aproveitar o projeto semelhante implantado em Criciúma. “Acredito que o wi-fi na praça chama mais pessoas. Como aqui não há e lá tem, o ponto de encontro de amigos acaba sendo por Criciúma. Se conseguirem implantar em Içara, acabam ficando por aqui”, acredita.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis