Nos últimos anos Içara teve um grande número de suas obras realizadas através de recursos da União, ganhando destaque as pavimentações das vias, tanto na área central quanto nos bairros, assim como outros projetos. Porém, diante de todo o imbróglio envolvendo o Governo Federal, algumas dúvidas surgem quanto à continuidade desses projetos e a possibilidade de o município continuar captando recursos para as ações.
“Em relação a projetos, convênios, as novas operações é o que mais gera dúvida, mas acredito que primeiro estão dando uma organizada, diante de tudo que aconteceu nessas últimas semanas em Brasília, para depois voltar a ter uma nova série de recursos disponíveis”, coloca a secretária de Articulação Estadual e Nacional do município de Içara, Marli de Fáveri.
Ela ainda destaca que a equipe vem se atualizando para que a conquista de recursos em Brasília possam ser mantidos. “Estou preparada para assim que terminar as eleições, se comece a abrir os programas. Vamos ter que ficar bastante atentos para cadastrar os projetos”, explica. Segundo ela, a manutenção das equipes no Governo Federal, facilita a execução dos projetos. “O que muda é o ministro, é o presidente da República, mas o corpo técnico permanece, então se continua conversando com as mesmas pessoas”, pontua.
Projetos em andamento
No momento há alguns projetos em fase de contratação junto ao Governo Federal, dentre eles a compra de um caminhão agrícola, a continuação da pavimentação na estrada de Boa Vista e a sinalização turística. “Não são recursos de grande porte, porém são significativos”, apresenta. A nível estadual estão as pavimentações de acesso ao Santuário Sagrado Coração de Jesus e no entorno do Nações Shopping. A secretária adianta que a obra de pavimentação ao Santuário deve ter licitação finalizada em agosto. “A empresa vencedora pode começar a obra, mas ciente de que receberá somente após a eleição”, lembra.
Especial Jornal Gazeta