Por Alexandra Cavaler
O município de Içara oferece 80 vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de panificação e confeitaria, costura industrial e modelista de roupas. As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, no Paço Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para participar é necessário ser morador de Içara, alfabetizado e ter 16 anos ou mais.
De acordo com Raquel Lima Arceno, técnica do Departamento de Trabalho e Renda, os cursos são totalmente gratuitos, com a qualidade que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) dispõe, além de ser a oportunidade ideal para quem busca crescimento profissional. “Além de promover mais oportunidades para os içarenses, os cursos agilizam o processo de contratação pelas empresas, uma vez que o trabalhador chega com o conhecimento adquirido por meio da Escola Profissional Municipal. E, com certeza, incentiva a instalação de novas empresas em nossa cidade”, ressalta, acrescentando: “Sem a qualificação, as dificuldades são maiores. Nestes três anos de projeto, também tivemos muitos ex-alunos que começaram a empreender em um negócio próprio. Bons exemplos não faltam”, ressalta.
Detalhes da oferta
No dia 19 de setembro será divulgada a lista dos classificados e no dia 23 as aulas serão iniciadas e as mesmas seguem até o dia 10 de dezembro. O curso de Panificação e Confeitaria será realizado nos períodos vespertino (13h às 17h) e noturno (18h30 às 22h30); Costureiro Industrial e Modelista de Roupas apenas turmas à noite ((18h30 às 22h30). Desde 2021, mais de 800 pessoas já receberam o certificado para atuar nos mais diversos segmentos industriais.
Quem participou avalia a experiência
Participar de cursos profissionalizantes é uma excelente maneira de adquirir novas habilidades, se atualizar no mercado de trabalho e aumentar as chances de empregabilidade. Esses cursos são voltados para a prática, costumam ser por curtos períodos e são focados em competências específicas que são demandadas pelas empresas.
Vinícius Lopes, do bairro Boa Vista, fez o curso de soldador e avalia positivamente a proposta. “Graças a eles eu tenho uma grande oportunidade de crescer e conviver com muitas pessoas da minha área, como a Liberato. Hoje eu sou um soldador profissional dentro da empresa, e eu agradeço muito a oportunidade que me foi dada”. “Sou estrangeiro, cubano de nacionalidade e moro Içara. Fiz o curso de soldador, patrocinado pela Senai e pela prefeitura e graças a isso tenho uma grande oportunidade de crescer como soldador profissional dentro da empresa Librelato”, emendou Lisbannys Sanchez Noguera.
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias