Por Alexandra Cavaler
A partir das 9h desta sexta-feira, dia 6, o Sindicato das Indústrias Plásticas de Santa Catarina (Sinplasc), em parceria com a Unesc, explana o Projeto Inova Sul e apresenta resultados e vitrine de oportunidades que podem transformar o segmento plástico do Sul catarinense. A ação será realizada na sede do Centro de Inovação Criciúma (Crio).
O projeto, segundo os idealizadores, visa apontar novos caminhos e oportunidades de negócio para a cadeia de valor do plástico, uma das mais relevantes para a economia do Sul de Santa Catarina em volume de recursos e número de empregos. “Uma visão de ‘o que de podemos fazer/que produtos novos podemos gerar a partir dos mesmos processos, matérias-primas e até resíduos do plástico’. Para se chegar às respostas apresentadas nesta manhã, uma equipe de pesquisadores da Unesc desenvolveu um amplo levantamento e realizou entrevistas e dinâmicas coletivas com empresários do setor”, explicou a professora Elenice Engel, gerente da Agência de Inovação da Unesc.
Elenice ainda destaca que a cadeia do plástico desempenha um papel estratégico na economia catarinense, segundo maior produtor do país, gerando R$ 8,5 bilhões em valor adicionado em 2022. “A região Sul contribui com a força do estado com mais de R$ 1,48 bilhão. Os números de produção, aliados aos milhares de empregos gerados, tornam o segmento um dos mais relevantes para a economia regional”, analisou.
“É muito importante quando a academia se aproxima da nossa atividade, e nos apóia para seguir desenvolvendo e buscando soluções. Um dos principais desafios do setor é com relação ao meio ambiente. Somos um Pólo nacional de descartáveis, embalagens e reciclagem, e acreditamos muito nos nossos produtos”, enfatizou Reginaldo José Cechinel, presidente do Sinplasc.
Cechinel ainda acrescenta que os plásticos são mais sustentáveis do que muitas outras alternativas de materiais, conforme apontam inúmeras avaliações de Ciclo de Vida já realizadas. “Mas precisamos evitar o vazamento de produtos para o meio ambiente. O melhor destino para o plástico é a reciclagem. Ainda não existe nada melhor que isso, e por isso mesmo precisamos avançar na reciclagem! E para isso precisamos do apoio da Ciência e da Academia. Assim, esperamos que essa pesquisa nos ajude a apontar direções e caminhos viáveis. A solução não pode passar pelo banimento e substituição de produtos plásticos. Nosso setor não pode ser varrido do mapa da região. Cabe ressaltar também que o setor plástico está comprometido com o desenvolvimento de uma agenda para a circularidade e sustentabilidade. Este tema não é mais tendência, é uma realidade dentro do segmento. Está na pauta de todas as principais discussões, debates e eventos do setor”, disse o presidente do Sinplasc.
Vitrine de oportunidades
Desenvolvido pela Agência de Inovação da Unesc, por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, Escritório de Projetos e pesquisadores, o projeto Inova Sul com o setor plástico foi dividido em três fases e vai trazer, nesta sexta-feira, um panorama detalhado da cadeia produtiva do segmento plástico no Sul catarinense. A iniciativa envolveu levantamento de dados, metodologias colaborativas e entrevistas com empresários para identificar os principais desafios e apontar caminhos para novos produtos e soluções.
No evento final, também será apresentada a Vitrine de Oportunidades a qual reúne direcionadores estratégicos para inovação, sustentabilidade e competitividade do setor plástico na região. Além disso, serão compartilhados cases de sucesso que ilustram como o setor pode adotar práticas de economia circular e inovação tecnológica para crescer de forma sustentável.
“O evento é uma oportunidade para empresários, profissionais, pesquisadores e a imprensa compreenderem o impacto do projeto e as diretrizes para o futuro do setor plástico na região”, concluiu a professora Elenice Engel.
Programação
8h30: Recepção com café
9h: Abertura oficial (falas do Sinplasc e da Reitoria da Unesc)
9h15: Resumo do projeto: atividades, reuniões, participantes e notícias
9h30: Apresentação da Vitrine de Oportunidades para o Setor Plástico
10h: Apresentação de cases para ilustrar possibilidades de inovação na cadeia de valor
10h30: Espaço para networking e atendimento à imprensa
11h30: Encerramento
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias
Foto: Nilton Alves



















