O número de casos de incêndio tem crescido de forma assustadora nos municípios de Içara e de Balneário Rincão. Em apenas seis anos, o número mais que triplicou, conforme relatório do Corpo de Bombeiros Militar de Içara. Diante desses dados, a guarnição chama a atenção para a necessidade de cada vez mais se trabalhar na prevenção, para que esses números não cresçam ainda mais.
Conforme balanço revelado pela corporação, nos dois municípios de atuação foram registradas 100 ocorrências no ano de 2010. Três anos mais tarde, o número já subiu para 194 casos registrados. E no último ano, houve 363 incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Içara, quase a média de um por dia.
De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, em 65% dos casos as causas dos incêndios são humanas, sendo 49% de forma direta e 16% de forma indireta. Em 3% são acidentais e em 2% indeterminadas. Em outros 30% não houve o informe da causa no relatório.
A demanda de ocorrências do Corpo de Bombeiros de Içara é dividida em três categorias e incêndio é a única que registrou crescimento. Os atendimentos a acidentes caíram de 416 em 2013 para 337 no último ano, enquanto o atendimento pré-hospitalar foi de 1,2 mil há três anos para 1,102 em 2016.
Especial Jornal Gazeta