Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado pelo esporte içarense. Jamais medi esforços para fazer cobertura, em especial da área do futebol, para amplificar as informações sobre o nosso esporte, para que fosse valorizado. Aliás, algo que poucas pessoas sabem, é que na maioria das vezes tirei dinheiro do bolso para fazer essas coberturas. Não reclamo, até porque nunca tinha visado lucro, fiz isso sempre por paixão ao esporte, por amar isso.
Sempre procuro tratar o esporte de forma positiva, já que a busca é pela valorização. Mas, desta vez, infelizmente, tenho que falar de algo negativo. Algo que pouquíssimas pessoas sabem, já que é uma situação de bastidores, mas que vem prejudicando a mim e a outros colegas de imprensa que cobrem o esporte de nossa cidade. A intervenção que existe em cima da Fundação de Esportes, o que está impedindo o trabalho de quem busca levar a informação e a opinião a todos aqueles que querem saber.
Torno público o fato da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Içara ter orientado todos os profissionais da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) de Içara a não repassar informações, nem mesmo os simples resultados das competições, para qualquer veículo de comunicação, mesmo que seja o comunicador (jornalista, cronista, colunista) que ligue e peça esta informação. Já há pelo menos duas semanas a regra é: todas as informações devem ser passadas pela assessoria de comunicação, que simplesmente vai analisar o que deve ser repassado e o que não deve.
Repúdio total a este tipo de ação. Isso é uma verdadeira censura à quem trabalha na área de comunicação. O nosso trabalho como imprensa, é o de reportar informações. A partir do momento em que há impedimento, somos lesados em nossa atuação.
O mais curioso, é que tal ação decorre de um órgão público, que tem a obrigação de repassar toda e qualquer informação à sociedade içarense. A população paga impostos e assim ela deve ficar ciente do que ocorre. É lamentável esse tipo de postura.
Isso é uma situação de bastidores, entre tantas outras que acontecem. Mas esta não teve como ficar somente entre os envolvidos. Por respeito a você, meu caro leitor, tive que repassar esta informação. Vocês devem estar ciente disso. É triste, porém é uma realidade. Está havendo censura aos veículos de comunicação, que tanto trabalham pelo bem do esporte de Içara.
Se eu continuar a escrever meu pensamento sobre este caso, posso digitar muito mais do que isso, porque realmente o que vem acontecendo entristece nós, que muitas vezes pagamos para trabalhar, por postura de pessoas que aparentemente não gostam de esporte e muito menos gostam daquilo que fazem.
Vou parar por aqui, mas a informação está dada. Espero, do fundo do meu coração, que esta postura mude. O esporte içarense merece pessoas que realmente ame o que faz!
Então, era isso. Obrigado!