sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

A importância dos exames pré-operatórios

Muitos pacientes nos questionam a necessidade de exames pré-operatórios: Mas doutor, eu sou saudável, não tenho nenhum problema de saúde, precisa realmente? Sim, necessitam. Felizmente muitos pacientes que se dizem saudáveis, possuem exames pré-operatórios normais, são submetidos à anestesia e cirurgia, evoluem bem e resolvem seus problemas.

A outra fatia são pacientes não saudáveis, mas estáveis, como hipertensos, diabéticos, vasculopatas crônicos, tabagistas e etc, os quais também evoluem corriqueiramente bem, mas que, graças a esses exames pré-operatórios, nos leva a programar melhor o ato anestésico e cirúrgico.

Exames pré-operatórios, em cirurgias eletivas, ou seja, doenças potencialmente não fatais que podem aguardar uma data para serem resolvidas, são diferentes em casos de urgência/emergência, levando-se em conta risco/benefício. Ocasionalmente, mesmo sendo saudável, com exames normais, pode haver complicações anestésicas e/ou cirúrgicas inesperadas, sendo muito individuais, em certos casos levando incluso a óbito.

Depende da idade e do sexo, mas os exames comumente solicitados são de coagulação, função do rim, radiografia do tórax, eletrocardiograma, teste de gravidez etc., e dependendo da doença, esses exames podem ser ainda mais específicos.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis