A importância da imunização para a saúde

A importância da imunização é algo que muitas vezes pode passar despercebido pela população de uma forma geral, a não ser que haja uma campanha de grande impacto, como tradicionalmente ocorre. Mas ao longo da vida, é preciso tomar diversas vacinas para ficar protegido de doenças. Essas doses, que fazem parte da chamada carteira de vacinação, são aplicadas desde os primeiros dias do bebê até a fase adulta, de forma gratuita, pela rede pública de saúde.

“As pessoas precisam ter esta consciência, de que vacina é fundamental. Se não realizar as vacinações da forma programada, acaba ficando exposta a diversos riscos que não ficaria se tivesse tomado as doses, que é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde. É questão de ir até uma unidade de saúde e receber. É simples, é rápido”, coloca a enfermeira Laura Maté, da Vigilância Epidemiológica de Içara.

Laura indica que, independente se houver vacinas em atraso, é necessário que a pessoa procure uma unidade de saúde para receber as doses. “Não há perda das vacinas que a pessoa já tomou, portanto, sempre continua de onde parou, nem que uma vacina que seria para certa idade, seja realizada dez anos depois. O importante é fazer, é se previnir”, reforça a enfermeira.

Laura também cita que atualmente o sistema em Içara já está todo informatizado, porém esta é uma situação que ocorre apenas há três anos. Portanto, é ideal que as pessoas sempre tenham em mãos as tradicionais cadernetas de vacinação. No calendário da rede pública de Saúde de Santa Catarina, há 16 tipos de vacinação, conforme tabela atualizada em janeiro de 2018, que fazem parte do ciclo cotidiano, devendo ser tomadas independentemente de haver campanha.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis