quarta-feira, 27 novembro, 2024
Ultimas noticias

Imóvel na planta ou pronto? Qual a melhor opção?

Você resolveu fugir do aluguel e finalmente comprar seu próprio lar, mas na hora de investir surgem diversas dúvidas como esta: Comprar pronto ou na planta? Ambos tem suas características e vamos ajudá-lo a entender:

Imóvel na planta

Imóvel na planta exige menos burocracia, pois somente é assinado um documento de compra e venda, sem a exigência de um contrato definitivo. Outra vantagem é a flexibilização do projeto, podendo ser ajustado de acordo com a necessidade do cliente.

Os preços também são mais acessíveis, pois é cobrado até 30% da entrada, que pode ser parcelado até a entrega do mesmo, que dependendo do caso, pode levar anos.

Além de todas as vantagens, comprar na planta é um ótimo investimento, pois ele costuma valorizar muito rapidamente após a obra ser finalizada.
Mas nem tudo são flores, deve-se ter alguns cuidados, como: o imóvel não ser entregue, ou a obra demorar muito mais que o previsto. O projeto final ficar muito diferente do inicial, ou a chegada de uma crise econômica/sanitária durante esse período o que dificultaria a venda ou aluguel, ou mesmo o mercado sofrer uma desvalorização.

Imóvel pronto

O imóvel pronto tem as vantagens de que você já pode usufruir do mesmo, seja como moradia, seja como investimento, logo após a compra definitiva. Você sabe bem o que está comprando, pois o projeto está finalizado. É um investimento de transação rápida, pois normalmente você paga a entrada integral e já financia diretamente o bem, sem ter que passar por duas etapas: promessa de compra e venda com a construtora, contrato de aquisição definitivo com o corretor.

Segurança: um imóvel pronto exige várias documentações do comprador, o que dificilmente o proprietário perderá seu bem. A infraestrutura local costuma já estar pronta nesse tipo de compra, o que pesa bastante na hora de fazer negócio e/ou transformá-lo em seu lar. Como: academias, parques, escolas, padarias.

Mas há ressalvas, cuide para ver se o mesmo não necessita de reformas, se está de acordo com suas perspectivas. Escolha bem seu corretor para não ser enganado no negócio. Esse tipo de investimento costuma sair mais caro e mais burocrático, como a possível exigência de avalista.

Considerações: Apresentada as vantagens e desvantagens das modalidades, podemos concluir que o imóvel na planta é uma boa escolha para quem não pode investir muito no momento, ou pensa a longo prazo. O pronto é a escolha certa para quem quer um investimento de curto/médio prazo ou já quer usufruir do mesmo. Analise o que melhor se encaixa aos seus planos e condições.

YouTube video

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis