Com o fim do verão, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulga nesta sexta-feira, 28, o último relatório semanal de balneabilidade da temporada. A partir do mês de abril, a pesquisa volta a ser divulgada pelo Instituto mensalmente.
O último relatório semanal da temporada nº46 traz as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas na semana de 24 a 28 de março de 2025. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 183 estão próprios para banho, o que representa 76,89%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 63 estão adequados para banho, o que equivale a 72,41%.
Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste link.
https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2025-03-28
No site https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/ as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
Metodologia e legislação
As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 24ª edição, Método 9223 B, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.
Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Divulgação
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferid