A escritora e membro da Academia Içarense de Letras, Elza de Mello, foi premiada com o Troféu Açorianidade na categoria Pesquisador (Troféu Ilha Graciosa), indicada por Içara. Já na categoria Grupo Folclórico (Troféu Ilha Terceira) quem recebeu o troféu foi o grupo Folclórico Reis do Oriente, que tem como coordenador Joelson Cardoso, indicado pelo Balneário Rincão.
A cerimônia de premiação acorreu na última semana, no Salão Paroquial da Freguesia do Ribeirão da Ilha, abrindo oficialmente a 21ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. A homenagem é o reconhecimento pelo esforço e atuação, dos dez premiados, em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana no estado.
A presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro, que acompanhou a entrega da premiação, destaca que "a cultura açoriana vem sendo preservada em nosso município através da garra e determinação destes munícipes, que junto aos seus grupos ou individualmente, conta, preserva, divulga e enaltece as tradições culturais açorianas em Içara. Parabéns a todos que fizeram e continuarão fazendo parte de nossa história”.
Criada em 1996, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana.
Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados, por votação, pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA-UFSC), integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana.
Colaboração: Imprensa PMI

Atualização: engavetamento na BR-101, devido ao nevoeiro, envolveu 12 veículos
A PRF acaba de informar que uma faixa foi liberada