A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), declarou a utilidade pública das instalações da Fundação InoversaSul, a antiga Unisul, no Bairro Liri. A intenção, de acordo com ela, é que o espaço passe a abrigar o Centro Integrado de Contraturno para a educação, em tempo integral, de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Dalvania lembra que a cidade tem avançado muito na educação. “Conquistamos o primeiro lugar no Ideb da Amrec; somos a primeira cidade que mais alfabetiza na idade certa na região carbonífera; conseguimos incluir o inglês desde o 1º ano do Ensino Fundamental; já temos quase 1000 horas de formação continuada para os nossos profissionais da Educação; criamos a primeira escola em tempo integral e 876 novas vagas em creches”, destaca a prefeita, acrescentando que a cidade precisa avançar ainda mais.
Para isso, de acordo com a chefe do poder executivo, o Município deverá cumprir, também, a Meta 6 do PME (Plano Municipal de Educação) e do PNE (Plano Nacional de Educação). “E essa meta determina que as escolas devem ampliar em 50%, no mínimo, a educação em tempo integral. Onde se encaixa o complexo que planejamos instalar naquela área de 3 hectares, que está ociosa há muito tempo”, explica a prefeita, atentando que no lugar de uma construção, haverá apenas uma reforma.
Na prática – da escola, o estudante vai para o Centro Integrado de Contraturno. No local, vai almoçar, terá reforço escolar, atividade física, atividade artística, aulas de robótica e de informática. Serão cinco horas de aula em três dias da semana, resultando nas 35 horas caracterizadas, pelo MEC, como educação em tempo integral.