O sábado, dia 30, será de prevenção em Içara. Todas as Estratégias de Saúde da Família estarão com as portas abertas das 8h às 17h, sem fechar o meio-dia, para atender a população que não pode comparecer aos Postos durante a semana, para receber a dose contra a Influenza (H1N1).
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Laura Maté, até o momento já foram vacinadas quatro mil pessoas no município. “Para realizar o Dia D, recebemos um quantitativo de nove mil doses, que não representam o total da campanha”, explica.
O objetivo é vacinar 80% da população, entretanto, segundo a enfermeira, a nova meta do município ainda não foi calculada, devido ao desmembramento de Balneário Rincão. “A partir de amanhã serão feitos os registros de cada dose. A partir desses dados, fornecidos pelo Ministério da Saúde e Vigilância Estadual, calcularemos quantas pessoas devemos vacinar”, adianta.
Público-alvo
A campanha prioriza os grupos de risco que são indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
“É importante ressaltar que os portadores de doença crônica que não estiverem cadastrados pela Unidade de Saúde devem apresentar atestado médico constando nome da doença, que deverá estar na lista das elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação”, completa o secretário de Saúde Tiago Marcolino.
Colaboração: Imprensa PMI



















