Dados do Caged mostram que a cidade teve 759 admissões a mais de desligamentos
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pelo Ministério da Economia, mostram números positivos para a Região Carbonífera e, principalmente, para a cidade de Içara.
No acumulado do ano, de janeiro até setembro, Içara teve 759 admissões a mais do que demissões. O número é o maior entre as 12 cidades da Amrec. Deste total de vagas no ano, 270 foram criadas somente no mês de setembro.
Segundo os dados apontados pela Acic, a Associação Empresarial de Criciúma, na soma, os 12 municípios contabilizaram, em setembro, 1.396 novos postos de trabalho com carteira assinada, desempenho abaixo apenas do obtido em fevereiro e em agosto.
“Setembro novamente registramos saldo muito positivo. Foram quase 1,4 mil contratações a mais que demissões, uma conquista para ser comemorada, sobretudo, pelo significado no acumulado do ano. Tudo isso, demonstra que a economia está retomando, reagindo depois de tantos impactos causados pelo coronavírus”, ressalta o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.
Acumulado
Os números positivos deste ano em Içara são seguidos por Urussanga, que tem o saldo de 529 vagas e Forquilhinha com 488. Maior cidade da região, Criciúma ainda tem 464 demissões a mais que admissões no acumulado do ano. Entretanto, vem se recuperando mês a mês, tanto que baixou o saldo negativo, que era de 1.010 vagas até agosto, ao registrar 597 contratações a mais que desligamentos em setembro.
Entre os demais municípios da região, têm saldo positivo de empregos no acumulado do ano: Nova Veneza (293), Siderópolis (133), Lauro Müller (66), Balneário Rincão (43) e Treviso (39). Já em Cocal do Sul, Orleans e Morro da Fumaça o saldo ainda é negativo em 127, 70 e 51, respectivamente.
Da Redação – Içara News