Com objetivo de reforçar a importância do fortalecimento dos Sistemas de Saúde, Educação e Assistência Social e o desenvolvimento de programas e ações integradas de promoção e atenção à população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, programa DST/HIV/AIDS e ONG Grupo Içara de Incentivo à Vida promovem o 1º Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade, que será realizado no próximo dia 23, a partir das 8h, no Salão Paroquial da Matriz São Donato.
De acordo com a coordenadora do programa municipal DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur, o encontro faz parte de uma série de ações de conscientização sobre a diversidade realizadas em Içara. “É uma forma de despertar consciência e provocar uma reflexão da sociedade e dos órgãos públicos. Por mais que a população LGBTT esteja no nosso convívio, muitas vezes, ainda é tratada com preconceito. Tais atitudes de desrespeito promovem a evasão escolar, patologias psicológicas e exclusão dos direitos, deixando esta população às margens. A inserção no mercado de trabalho é uma das dificuldades encontradas. Com isso, sentimos a necessidade de discutir políticas públicas que promovam o respeito e a igualdade”, explica.
A enfermeira içarense Dayana Gomes, relata que uma das suas maiores dificuldades foi a inserção no mercado de trabalho. “Por ser uma mulher trans, encontrei muitas barreiras, até passar no concurso público. Por falta de conhecimento as pessoas entendem que a população trans não pode trabalhar, e muitos acabam buscando outras maneiras de obter sustento. Hoje sou funcionária efetiva na Prefeitura de Içara e posso exercer minha profissão, mas ainda precisamos avançar muito nas questões de igualdade e respeito ao próximo”, revela. Dayana é uma das palestrantes do evento e abordará em sua fala o “Processo transexualizador no SUS e cirurgia de redesignação sexual”.
“Neste encontro, dialogaremos sobre o respeito, o protagonismo social, o enfrentamento a violência, a homofobia, entre outros assuntos que permeiam esta área. Por isso, pensou – se em uma programação bem detalhada, com profissionais de diversas áreas do conhecimento que informarão os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além do público LGBT da região”, destaca a secretária de saúde, Lucimara Ferreira. As inscrições podem ser realizadas no link.
Colaboração: Imprensa PMI