Içara terá 24 horas de arte e cultura entre os dias 11 e 12 em comemoração ao aniversário de 54 anos do município. A Virada Cultural contará com shows, desfiles, exposições, mostra de danças étnicas, concurso fotográfico, gastronomia, história, apresentações artísticas, intervenções urbanas, entre outras atividades.
A programação organizada pela Fundação Cultural de Içara (FCI) inicia dia 11 com desfile na Rua Coronel Marcos Rovaris e abertura da exposição “Janelas da Alma” no Supermercado Castagnetti. Ainda na sexta-feira haverá mostra de danças étnicas na Praça São Donato e premiação do concurso fotográfico “Ver a Cidade”. Às 22h inicia o show com Gabriel Valim, na Domel. Ingressos antecipados no site www.minhaentrada.com.br. Já às 23h terá muito MPB, jazz e samba de raiz com as bandas Dona Zica e Cut Back na Casa de Arte e Cultura Colher de Chá, no bairro Presidente Vargas.
No sábado, dia 12, entre 1h e 6h, os trabalhos continuam no Centro de Eventos Domel e Colher de Chá. A partir das 7h terá café da manhã campeiro com mateada na Praça São Donato, organizado pelo Piquete Sentinelas da Tradição, como chimarrão, trajes típicos e gastronomia enaltecendo a cultura gaúcha. A partir das 8h haverá abertura da exposição temática sobre escravidão e blues no Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin.
A Virada chega ao bairro Vila Nova às 9h com mais de 150 alunos da oficina de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça do CEU). Às 10h a apresentação ocorre no Residencial Amanda Costa com mostra da oficina de teatro com cinco esquetes. A Casa de Repouso Tia Lucia vai se alegrar com a Associação Coral de Içara, sob a regência do maestro Reinaldo Hoepers, às 10h30.
Os supermercados Abimar e Moriani terão apresentações artísticas e musicais a partir das 11h. E ao meio dia será dada a largada ao ano polonês (2016), com almoço étnico, com local a ser definido. Já às 14h, mais de 200 alunos das oficinas de balé clássico e danças urbanas da FCI, estarão na sede da FAI, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, para uma tarde cheia de magia.
A carreata alusiva ao Dia da Bíblia também está na programação. A saída esta marcada para as 15h em frente da Assembléia de Deus do bairro Aurora com destino a região central da cidade. A Virada Cultural encerra às 16h30 com um piquenique coletivo na Praça da Juventude, onde haverá muita música, arte e gastronomia. Em caso de chuva as atrações externas serão canceladas.
Colaboração: Imprensa PMI