Içara reduz focos do mosquito Aedes aegypti

O município de Içara está na contramão da situação registrada em Santa Catarina. Enquanto no Estado aumentou o registro de focos do mosquito Aedes aegypti, conhecido pela transmissão da dengue, na cidade houve redução drástica no número de casos. Até essa terça-feira, a Vigilância Epidemiológica havia registrado somente um foco nos dois primeiros meses, que é um período bastante crítico em virtude das altas temperaturas.

“O resultado que estamos tendo em Içara realmente é algo muito positivo. Claro que o ideal é não ter foco algum e o nosso trabalho é ao máximo para chegarmos a isso, mas fechando esses primeiros meses do ano, que acabam sendo os mais propícios em função do calor, com apenas um foco até o momento, é um resultado realmente bem expressivo”, considera a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Laura Maté.

Nesses dois primeiros meses houve somente um caso, enquanto nos dois primeiros meses de 2017 foram dez focos identificados, sendo seis no bairro Liri e outros quatro no Barracão. “Este ano houve apenas um caso, no bairro Esplanada. Inclusive esta identificação aconteceu na última semana”, aponta a enfermeira.

“Este foco na Esplanada foi localizado em uma armadilha colocada em um posto de combustível. Ali é uma região que realmente acaba sendo propícia (ao aparecimento), até pelo fato de ser às margens da BR-101, onde tem um tráfego intenso de caminhões e isso acaba colaborando. Por isso esta armadilha e o monitoramento constante”, informa Laura.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis