No próximo mês, as Administrações Municipais vão ganhar fôlego para a gestão financeira, com a chegada de um recurso adicional. Conforme previsão da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), deve ser creditado no dia 9 nas contas das prefeituras o valor referente à parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Este é um valor que todo ano ficamos na expectativa de recebermos, porque faz uma diferença muito grande para nós. É realmente um fôlego para os municípios, porque é um valor que ajuda a deixar diversas contas em dia. As nossas contas são sempre realizadas (para pagamento) com as parcelas fixas, então quando surge a parcela extra, nos ajuda bastante”, celebra o secretário da Fazenda de Içara, Eduardo Rocha.
Os valores não estão fechados, podendo ainda sofrer variações, mas a Fecam já publicou a estimativa. Em Içara, por exemplo, o bruto deve ficar na casa de R$ 1,1 milhão. Ou seja, fazendo os descontos que são obrigatórios, restarão cerca de R$ 887,3 mil para os investimentos.
E o destino desses recursos já estão definidos, será utilizado para pagamento de fornecedores e contrapartida de obras. “Está bem definido. Vamos tomar o mesmo caminho que na parcela extra de anos anteriores. Ou seja, vamos pagar fornecedores, colocando em dia alguma coisa que tem em atraso, mas haverá um outro montante que será destinado para contrapartidas, para que possamos dar continuidade aos trabalhos que são realizados na cidade”, finaliza Rocha.
Especial Jornal Gazeta