Encerrou na noite deste domingo, 26, o primeiro evento nacional de xadrez sediado em Içara. O Campeonato Brasileiro Juvenil reuniu atletas de todo o país na cidade, entre os dias 23 e 26 de junho, e consagrou os primeiros lugares Sub-20 da modalidade. As disputas ocorreram na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI).
No feminino, a grande campeão foi a atleta de São Paulo, representante de Itajaí, Larissa Barbosa. Logo em seguida, empatada com a vencedora, mas em segundo no critério de desempate, ficou a içarense Kathiê Goulart Librelato. O bronze da disputa ficou com Julia Alboredo, de São Paulo, também representante de Itajaí. Já no masculino, Vitor Carneiro, paulista que representou Jaraguá do Sul, conquistou o tetracampeonato Sub-20, enquanto o segundo e terceiro lugar do pódio ficaram com os participantes de Florianópolis, Davi Gonçalves e Christopher de Carvalho respectivamente.
“Foram diversas partes do país aqui representadas, em disputas de altíssimo nível. Podemos dizer que foi uma grande competição e isso só foi possível graças ao apoio de toda cidade que não mediu esforços para que isso ocorresse”, destaca o professor do projeto Xadrez que Educa, Claudionor Pirola. “Foram dias de grande orgulho para nós, afinal, tivemos pessoas de todas as partes do país em Içara para promover a prática da modalidade e conhecer os campeões nacionais”, ressalta o prefeito Murialdo Gastaldon.
O superintendente da FME, Martinho Mrotskoski Neto frisou a bagagem que Içara recebeu com o Brasileiro. “Temos grandes nomes daqui que hoje são destaque no esporte e com isso foi possível que eles realizassem uma troca de experiências, fortalecendo ainda mais o projeto da Fundação Municipal de Esportes (FME) e consequentemente a equipe que representa a cidade em âmbito nacional”, enaltece.
Colaboração: Imprensa PMI