quinta-feira, 20 novembro, 2025
Ultimas noticias

Içara poderá receber Serviço de Verificação de Óbito

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Santa Catarina deve assumir até o fim deste ano os trabalhos de necropsias, realizados hoje na região Sul por uma empresa privada. Com propósito de solucionar o impasse, o Hospital São Donato se dispôs a receber o serviço, tendo como contrapartida o incremento de renda.

A instalação em Içara foi debatida na última quarta-feira, dia 29, com a gerência da SVO, em Florianópolis. “O Estado tem Içara como parceira e nós estamos de portas abertas para contribuir no que for preciso. Esta regulamentação precisa ser feita no prazo máximo de dois meses e a possibilidade de Içara sediar o serviço é grande”, coloca o diretor da instituição filantrópica, Julio Cesar De Luca.

Caso a proposta seja aceita, o município ficará responsável pelo atendimento da macrorregião, que contempla as cidades da Amrec, Amesc e Amurel. “Hoje a empresa trabalha das 8h às 00h. Em Içara o serviço ficará disponível 24”, ressalta o secretário de Saúde, Lauro Nogueira. “Além de atender as vítimas por morte súbita, o serviço emitirá atestado de óbito esclarecendo as causas do falecimento às vigilâncias em saúde e familiares”, completa.

O local onde funciona o arquivo do hospital é o provável espaço para instalação do SVO. Para isto, uma arquiteta iniciará nos próximos dias o projeto de estruturação que será anexado na proposta. O encontro na capital contou com a presença da enfermeira do setor de auditoria e contas do HSD, Letícia Lopes. 

Diferença entre SVO e IML

O SVO tem a finalidade de investigar as causas de óbito por morte natural, diferente do serviço mais Instituto Médico Legal (IML) que investiga mortes violentas e/ou acidentais, por afogamento, estrangulamento, por armas de fogo, arma branca, queimaduras, eletricidade, homicídio, suicídio e suspeitas de envenenamento ou outros interesses da justiça que demandem investigações profissionais.

Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis