O município de Içara é uma referência na produção de alimentos orgânicos e a busca é incansável para aumentar o número de produtores. Entre aqueles que contam com a certificação, atualmente são nove na cidade, sendo que dois anos atrás eram cinco. E ainda há a possibilidade de que este ano ou no máximo em 2019 até cinco novos produtores sejam certificados.
“Ainda estamos buscando o selo, porque é algo que leva um bom tempo, há uma série de requisitos. Mas estamos cumprindo ao máximo tudo que é necessário e temos uma grande expectativa de que possamos conseguir este selo ainda este ano. Conseguindo, vamos com certeza aumentar as nossas vendas, o que será muito importante”, comenta o produtor Joésio Magagnin.
O trabalho para o aumento no número de produtores de orgânicos em Içara está diretamente ligado à Cooperativa de Agricultura Familiar e Pesca (Coopafi), que vem nesses últimos anos investindo na conscientização. O presidente da Cooperativa Jairo da Silveira valoriza a ampliação, no entanto, enfatiza que esse é um procedimento demorado.
Um dos fatores é a própria terra onde há a plantação dos alimentos. “O solo não pode ter qualquer resíduo de produto químico que tenha sido utilizado antes. E como aqui a maioria das propriedades durante muitos anos trabalharam com química, leva um tempo para o solo eliminar”, aponta.
Os agricultores que atuam com produtos orgânicos contam entre seus mercados com a venda para a alimentação escolar de Içara, para redes supermercadistas, além de participação na Feira da Agricultura Familiar e comercialização individual, direto na propriedade.
Especial Jornal Gazeta