A Unesc se prepara para realizar mais uma edição do tradicional evento cultural Unesc em Dança. Neste ano, o evento, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, contou com um recorde de inscrições, com 158 coreografias enviadas por grupos de dança de diversas regiões.
Após um criterioso processo de seleção, 100 coreografias foram escolhidas para compor a programação oficial do festival. A lista dos selecionados está disponível no link https://www.unesc.net/22-unesc-em-danca#documentos .
Içara
Içara mais uma vez estará bem representada uma vez que classificou 11 coreografias. Na categoria sênior são três coreografias: Clarissa Rocha Estúdio de Dança e Arte com “Paquita” (Ballet Clássico de Repertório); e o “O Encanto da Valsa” (Ballet Clássico Livre). E a Cia Jovem de Içara, com “A Última Esperança” (jazz solo).
Na categoria infanto juvenil, são oito: Studio de Dança Bárbara Ferreira está classificado com as coreografias “Amigas de Clara”, gênero Ballet Clássico de Repertório; Lapidar (jazz), Dançando na Chuva (jazz) e Caminho para a Resiliência (jazz). Também classificada Clarissa Rocha Estúdio de Dança e Arte, com duas coreografias no Ballet Clássico Livre: “Esmeraldas” e “Papoulas”. O Colégio Cristo Rei, leva aos palcos “Matilda” (jazz); e a Fundação Cultural de Içara, se fará presente com “Spring Class” (Ballet Clássico Livre).
Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, o Unesc em Dança chega à sua 22ª edição com o objetivo de promover e valorizar a expressão artística por meio da dança, reunindo talentos de diferentes estilos e idades. “O evento é reconhecido por sua relevância na cena cultural do Sul de Santa Catarina, atraindo tanto iniciantes quanto profissionais do universo da dança. São dias muito especiais para a nossa Universidade, nos quais iremos assistir verdadeiros espetáculos”, destaca.
Além de proporcionar uma vitrine para os grupos participantes, o festival tem se consolidado como um espaço de intercâmbio cultural e fomento à arte. “A Unesc Comunitária, a partir de sua missão e suas políticas de cultura, atua no sentido de oportunizar a todos o direito ao acesso à cultura. Esse é um movimento de formação cultural que envolve todos os que acreditam na transversalidade e decolonialidade da cultura da dança. A diversidade de estilos coreográficos inscritos este ano reflete o crescente interesse e a importância da dança como forma de expressão cultural e social”, conclui a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.
Conforme o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, ao contar com o Ministério da Cultura e a Unesc apresentando este grande evento, junto do apoio de importantes empresas da região, é possível envolver diretamente e indiretamente profissionais da economia criativa, assim impactando a geração de emprego e renda da região. “Contamos com uma equipe especial dedicada a esse trabalho e isso é possível graças a essa união de esforços”, pontuou.
Todas as apresentações ocorrem no Teatro Elias Angeloni são gratuitas e abertas ao público em geral.
O evento é viabilizado pela Unesc junto ao Ministério da Cultura e ao Governo Federal e conta com apoio dos patrocinadores Giassi Supermercados, Anjo Tintas, Setep Construções e Bistek Supermercados.