Município com mais de 53 mil habitantes, Içara completa 55 anos de emancipação politico-administrativa nesta sexta-feira, dia 30. A cidade pertencente à região carbonífera e é hoje um dos destaques em diversos aspectos como sociais, econômicos e políticos.
A cidade foi emancipada na data em 1961, por meio do decreto assinado por Celso Ramos, governador do estado na época. Até então, o município pertencia a Criciúma e desde o momento passou a ser administrada individualmente, pelo primeiro prefeito Ascendino Pavei. Hoje, Içara é a segunda maior cidade da região, ficando atrás apenas de Criciúma e não para de se desenvolver.
Aspectos como a localização próxima à praia e rodovias importantes que cortam a cidade também são essenciais para o processo de ascensão. Hoje temos nosso espaço regionalmente, estadualmente e até nacionalmente em várias áreas”, coloca o prefeito Murialdo Gastaldon.
Cidade escolhida para viver
“Vim para Içara em meados de 2005, quando eu tinha apenas dez anos de idade. Meu pai veio para trabalhar em uma empresa. E foi aqui que eu fui criando as minhas melhores amizades, que fui descobrindo aquelas coisas especiais quando se é adolescente. Enfim, a cidade ganhou um gosto especial para mim. Até que no início deste ano meu pai foi para Jaraguá do Sul trabalhar e eu acabei optando por ficar em Içara. Já era maior de idade e tive esta possibilidade”, comenta o estudante de Engenharia Eletrônica Samuel Mendes.
Há também aqueles que se criaram no município e que não querem mais saber de sair. É o caso do pedreiro Valério Ranakoski, que atualmente está morando no bairro Nossa Senhora de Fátima. “Construí toda a minha vida familiar e profissional em Içara. Tive a participação em muitas coisas e agora deixar isso de lado é algo que eu sequer imagino”, menciona.
Colaboração: Imprensa PMI/Jornal Gazeta