No início desta semana, a cidade conhecida como capital do carvão, informou que vetaria as vagas para os estudantes
A Prefeitura de Içara, segue avaliando sobre a situação do convênio com Criciúma, para que os alunos içarense possam estudar nas escolas do município vizinho. No início desta semana, a cidade conhecida como capital do carvão, informou que vetaria as vagas para os estudantes.
Segundo a Prefeitura de Içara, o município solicitou um levantamento para contabilidade e procuradoria da sua própria gestão, a fim de ter um posicionamento sobre o fato e saber quais medidas serão tomadas.
Enquanto isso, a Secretaria de Educação de Criciúma informa que irá vetar as vagas nas escolas Jorge da Cunha Carneiro e Ubaldina Rocha Guedin, e Centro de Educação Infantil Demboski, para o ano letivo de 2023.
Para realizar a homologação das matrículas dos 50 alunos içarenses atendidos pelo governo e Criciúma, é necessário o firmamento de convênio.
Entenda o caso
Conforme o Secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso, desde 2019 a prefeitura firmou convênio com os municípios vizinhos atendidos nas suas escolas (Içara, Forquilhinha e Siderópolis), para auxiliar nos custos de 25% da receita própria que precisar arcar.
Em 2020, o Governo de Içara mostrou dificuldades para pagar o valor parcial combinado e em 2021, parou de pagar totalmente. Porém, até este ano, a Secretária de Educação de Criciúma ainda atende alunos da cidade.
Veja o ofício emitido por Criciúma:
Portal Içara News