O fechamento de maternidades na região e o trabalho de excelência prestado pelo hospital de Içara fizeram com que o São Donato virasse referência em partos. Prova disso é o crescimento na demanda registrado pela unidade hospitalar. Em 2015 foram 880 nascimentos, enquanto em 2017 o número ficou em 1.364, ou seja, um aumento de 40,6%. E, se forem mantidos os índices do primeiro trimestre, 2018 deve superar os números registrados no último ano.
“Hoje, a nossa taxa fica em torno dos 110 partos por mês. Estamos cada vez chegando mais próximos de uma média de quatro partos por dia, o que é um número bastante considerável. E este aumento é algo visível. Não tem nem comparação com anos anteriores”, comenta a enfermeira do setor de maternidade da instituição, Edilene Ghedin.
Três fatores para o aumento
De acordo com ela, três fatores podem ser apontados como cruciais para este aumento. “Um é o plantão médico presencial, o que faz com que muitas mães procurem o atendimento no Hospital São Donato. Outro é o parto humanizado, onde as mães realmente se sentem mais confortáveis no São Donato”, cita.
O terceiro ponto mencionado por ela é o fechamento da ala materna em outros hospitais da região. “Nesses últimos anos a gente acompanhou o fechamento da maternidade em diversos hospitais. Isso fez com que as opções para as mães ficassem ainda mais escassas e auxiliou muito neste crescimento considerável no setor de maternidade”, aponta a enfermeira.