Um vidro sem vida transformado em um painel fotográfico de conquistas, de vitórias, de vidas. “Eu chamo de Mural de vitórias por licença poética, porque sempre é legal celebrar todas as vidas salvas”, diz o cirurgião Christian Prado.
O espaço começou como um pequeno mural com prendedores fixando fotografias. Mas a ideia avançou e passou a ocupar o vidro do corredor que dá acessos aos leitos das UTIs neonatal e pediátrica.
“A gente sempre teve a cultura de fotografar as altas dos nossos pacientes, como uma vitória mesmo, por conta da gravidade que muitos ficam, e de como saem saudáveis da UTI”, conta a pediatra Rhanara Caroline de Almeida, que bolou a ideia. Além da foto do pacientezinho, eventualmente acompanhado pela equipe e pelos pais, a imagens também informam a alta hospitalar dos “pequenos grandes guerreiros” das UTIs.
Mesmo sendo apenas um recorte das tantas vidas que já foram salvas, o mural é um registro das histórias que seguem sendo contadas graças aos profissionais do hospital.
Histórias como as da Maitê, da Valentina, do Gael, da Celine, do Benício, do Vytor e de tantos outros, que deixam as lembranças e também mensagens de gratidão. “Obrigado a toda a equipe da UTI. Vocês são anjos de Deus”, escreveram Ezequiel e Leidiane, pais do Bryan.
“Isso gera nos pais uma forma de acalento ao verem que muitos bebês que passaram pela mesma situação que seus filhos saíram bem e saudáveis”, observa Rhanara.
O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) em parceria com o governo do Estado.
Colaboração: Comunicação Hmisc