Hospital São José se consolida cada vez mais na realização do procedimento que garante uma nova vida aos pacientes
Para mais um paciente do Hospital São José de Criciúma, a vida passou a ter um novo sentido desde a última semana. O morador de Cocal do Sul, que fazia diálise na instituição há sete meses, foi a 40ª pessoa a realizar um transplante renal desde o HSJosé foi credenciado em 2019 para a realização deste tipo de transplante.
“O Hospital São José hoje está consolidado como um hospital transplantador. Isso é muito importante, pois evidencia a capacidade de atendimento de alta complexidade da instituição. O paciente que realizou o transplante número 40 está ainda em recuperação, mas muito bem”, enaltece a médica nefrologista, responsável técnica pelo serviço de nefrologia do HSJosé, Dra Cassiana Mazon Fraga (CRM I 9170/RQE I6382).
O transplante foi realizado no dia 2 de setembro e contou com a participação dos médicos Cassiana Mazon Fraga, Bruno Fontes Lichtenfelz, Conrado Menegola, João S. Carneiro, André Rodrigues, da enfermeira Cândice, além dos demais profissionais do centro cirúrgico da instituição.
“Nós da equipe da nefrologia e da urologia que fazemos parte do serviço de transplante, estamos extremamente felizes e realizados. É muito gratificante poder fazer um tratamento que melhora tanto a qualidade e a expectativa de vida dos pacientes com doença renal”, reforça dra. Cassiana.
O transplante renal é considerado uma técnica de alta complexidade, por isso também a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional, pois o paciente transplantado, após a realização do procedimento precisa ter o atendimento desta equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta e etc.
Somente após o tempo necessário de avaliação e exames complementares, o paciente poderá receber alta.
Saiba mais:
O HSJosé foi credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante em 2019 para atuar na área, assim como todos os médicos que participam dos procedimentos de Transplantes. De lá até hoje, mesmo passando por uma pandemia, 40 transplantes renais já foram realizados. Um procedimento que mudou a vida de todas essas pessoas.
A entidade conta com equipamentos de última geração e equipe altamente preparada para o atendimento e acompanhamento dos pacientes. Os transplantes realizados na instituição até o momento demonstram a consolidação do serviço de transplantes no Hospital São José, serviço este que está à disposição de toda a população.
Colaboração: Jéssica Pereira – Assessora de Comunicação HSJosé