Conforme dados da Justiça Eleitoral, 569 içarenses e 140 rinconenses podem ter os títulos cancelados, porque não votaram e nem justificaram a ausência nas últimas três eleições. Para evitar que isso ocorra, esses eleitores devem procurar, até o dia 2 de maio, o Cartório Eleitoral, portando o documento oficial de identidade com foto.
“Todo ano, no início de maio, é feita a verificação dos que deixaram de votar e os títulos são cancelados. Para que haja a regularização antes que isso aconteça, a divulgação é feita pelo próprio Tribunal Regional nos meios de comunicação e nós, nas Comarcas, também enviamos as informações para rádios e jornais locais”, avisa Marcos Antônio da Silva Moraes, chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral de Içara.
A lista completa dos eleitores faltosos está disponível para consulta no site do TRE-SC. “Nós também publicamos no cartório a listagem de Içara e Balneário Rincão”, informa Moraes. Segundo ele, o processo de regularização é fácil e rápido. “Cabe ao eleitor comparecer ao cartório, que nós emitimos a guia para pagamento. Depois, é só apresentar a guia quitada que a situação estará regularizada perante a Justiça”, detalha.
Moraes explica que quitação eleitoral pode ser obtida mediante o pagamento de uma multa pelos faltosos. O valor é de R$ 3,5 por ausência sem justificativa. “A falta da quitação traz outras implicações, como por exemplo, o impedimento de retirar passaporte, fazer matrícula em escola pública, obter o diploma em faculdade ou contratar empréstimos”, declara. “Normalmente, quando o título é cancelado, o CPF também é suspenso”, alerta.
Especial Jornal Gazeta