Na manhã desta terça-feira (27), a policiais rodoviários federais flagraram três homens que transportavam carregamento irregular de produtos importados e medicamentos na BR-101, em Joinville.
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina. O utilitário de luxo era ocupado por moradores de Florianópolis e São José. Durante a vistoria, os policiais encontraram 44 ampolas do remédio de Tirzepatida — substância utilizada para emagrecimento —, além de frascos de Minoxidil (para tratamento de calvície) e um creme à base de canabidiol. Havia ainda 106 frascos de perfumes importados sem nota fiscal e alguns eletrônicos, espalhados pelo banco traseiro e porta-malas.
Os envolvidos afirmaram aos policiais que os itens seriam para uso próprio e também revendidos na região da capital. Eles foram encaminhados à Polícia Federal em Joinville. Eles devem responder pelo crime de descaminho, que é a entrada de produtos no país sem o pagamento de impostos, e também por crimes contra a saúde pública, devido à importação irregular de medicamentos.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, a falsificação ou alteração de produtos destinados a fins medicinais sem registro nos órgãos de vigilância sanitária é um crime grave, com penas que podem chegar a 15 anos de reclusão. As mercadorias e os eletrônicos foram apreendidos e serão entregues à Receita Federal para os procedimentos administrativos.
















